sexta-feira, 25 de abril de 2014

Alunos de Caratoíra viram escritores mirins e lançam livros na Mostra Literária


Divulgação Seme
Mostra Literária Sincliar Philips
Alunos do Cmei Sinclair Phillips mostraram os livros que produziram durante a Mostra Literária
Os segredos e mistérios contidos em um livro são desvendados a cada página e, nesse contexto, dentro da proposta pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sinclair Phillips, em Caratoíra, as professoras incentivaram seus alunos a ser escritores, lançar as suas publicações e promover a leitura na Mostra Literária, que teve início na última terça (22) e segue até a próxima quarta (30), na própria unidade. 
A mostra traz sete temas, abordando as formas geométricas, a família, os sentimentos, a importância da água, a coordenação motora, a arte e a estética, para alunos de 3 a 6 anos de idade.
"Abrindo a nossa história, a introdução apresenta um mundo encantado, cheio de cores e formas, e, nesse evento literário, além de proporcionar aos nossos alunos a criatividade, a dimensão de tempo e espaço, esses pequenos estão tendo o primeiro contato com o mundo das letras", disse a diretora do Cmei, Clovileia de Souza Biluca.
Além da mostra, as crianças estão tendo a oportunidade de assistir a episódios do "Sítio do Pica Pau Amarelo" e ainda verão peças teatrais apresentadas pelos próprios professores.

Livros

A professora Renata Silva Pereira ficou muito orgulhosa com o resultado da publicação dos livros de seus alunos. "É fato que nesta idade eles ainda não sabem ler, mas já reconhecem as letras. Nesse trabalho, as folhas dos livros foram redigidas pela própria criança: escrevi no quadro, eles copiaram e deram vida à história da "Tesourinha Clact..Clact..Clact", contou.

Experiências

Divulgação Seme
Mostra Literária Sincliar Philips
Mostra permite que os pequenos troquem experiências e exercitem a criatividade ao produzir histórias e vivenciar a leitura
A pedagoga Solange Almeida reforçou que esse é um evento anual, destacando a importância desse trabalho para a comunidade. "Damos a essas crianças a oportunidade de vivenciar experiências que agreguem mudanças de vida e mostrar a elas que existe um mundo de infinitas possibilidades através do incentivo à leitura", enfatizou.
Ela continua: "Passamos algumas páginas da história ao desenvolver a expressão, a oralidade e a sociabilidade nesse trabalho, lembrando que a mostra é aberta à visitação e os pais se surpreendem com a desenvoltura de seus filhos, que aqui viram protagonistas. Oportunizamos conhecimentos, fazemos a troca de experiências e damos a liberdade para cada um escrever o seu fim ou início de uma nova história", encerrou.

Dia do Livro

O Dia do Livro é comemorado em 18 de abril, data de nascimento de um dos maiores escritores da literatura infantil: Monteiro Lobato.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário