Na última quinta-feira (17), funcionários da secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim promoveram, junto com cinco visitantes, uma expedição ao Monte Aghá com um objetivo especial, além do contato com a natureza e a vista privilegiada: plantar mudas nativas para acelerar a recuperação da flora local.
Há dois meses, o Monte Aghá foi castigado com um forte incêndio, durando aproximadamente uma semana para ser totalmente controlado. Em grande parte, a vegetação foi dizimada. Pensando nisso, a secretaria resolveu convidar funcionários para o desenvolvimento do plantio.
“Não tenho palavras para agradecer ao secretário da pasta, Tiago Leal, por ter autorizado a ação, e toda a equipe envolvida. Agradeço também ao biólogo Willian que providenciou, junto ao Horto Municipal, 15 mudas nativas. Sem o apoio deles, a missão seria um fracasso. Agradeço também aos visitantes que cooperaram carregando as mudas por aproximadamente uma hora e meia, junto com a nossa equipe”, enfatiza o diretor do Departamento de Licenciamento e Controle Ambiental, Kaio Bizoni.
Dentre as mudas, destacam-se oito frutíferas, pois elas possuem um papel essencial, auxiliando na aceleração da recuperação da flora, já que os animais podem dispersar suas sementes através das fezes após a alimentação ou até mesmo de outras espécies no percurso até a obtenção do fruto.
“A intenção era plantar mais próximo ao topo possível, mas o tempo instável e a garoa não permitiram avançar até o topo. Assim, plantamos a cerca de 40 metros abaixo do topo, onde identificamos, também, uma área fortemente prejudicada pela queimada, além de possuir estruturas físico-químicas ideais para o plantio das mesmas. Variamos bastante, do Ipê-Amarelo e Pau-Brasil à Goiabeira e Pitanga, sempre respeitando as condições para o desenvolvimento de cada uma delas em particular”, finaliza Bizoni.
Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário