Já se vão quase 12 anos da inauguração da Feira Orgânica da Agricultura Familiar de Vitória, em Bairro Vermelho, todas manhãs de sábado. A Feira nunca falhou um sábado, lá estavam os produtores e produtoras nos oferecendo saúde. Mostrando que é possível uma convivência entre o homem e o meio ambiente.
Mas a realidade até chegar a 2002 é dura e complicada. Quantas e quantas vezes a comunidade rural que fez opção pela via de produção orgânica foi achincalhada por gente do meio rural, mas também por pessoas com a formação acadêmica ligada a ao meio rural. Nunca vou esquecer a pressão contra as pessoas que resolveram apostar na agricultura orgânica.
Outras iniciativas já haviam sido feitas para encurtar a distância entre os produtores e nós da cidade. Tudo com o objetivo de fazer com que o produtor e produtora rural tivessem uma melhor remuneração pelo trabalho e dedicação. Também nós cidade teríamos uma mercadoria com preço menor do que os praticados no mercado. É bom dizer que em determinado momento o ORGÂNICO quase virou sinônimo de alto valor, uma grife igual a que vemos nas lojas onde a marca determina o preço.
A FEIRA de 12 de agosto de 2002 rendeu. Hoje temos três FEIRAS em Vitória, duas na Serra e uma em Cariacica. Amanhã, teremos quantas FEIRAS desejarmos, desde que divulguemos as que existem hoje.
A foto abaixo é do cartaz que anunciou a FEIRA de Vitória.
Um passo numa grande caminhada...
Nenhum comentário:
Postar um comentário