terça-feira, 22 de abril de 2014

Formandos do Vitória Alfabetizada participam de palestra sobre empreendedorismo


Diego Alves
Participantes do Projeto Vitória Alfabetizada que ganharam óculos de grau
Alunos que estão concluindo as aulas do Vitória Alfabetizada vão receber orientações para atuar no mercado de trabalho Ampliar
A próxima quinta-feira (24) vai ser especial para os 17 participantes do projeto Vitória Alfabetizada em Jaburu. Eles são adultos, começaram a aprender a ler e a escrever em julho do ano passado e, agora, vão participar da palestra "A importância da qualificação profissional".
Esse é o primeiro passo para os concluintes do projeto optarem pelo curso de formação em empreendedorismo e/ou associativismo, que, em seguida, pode oportunizar a concessão do microcrédito para que desenvolvam ações empreendedoras.
A palestra vai acontecer às 19 horas, na Associação de Moradores de Jaburu, onde as aulas do projeto aconteceram desde o início, e será ministrada pela gerente de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Fabiana Santos de Oliveira.
"Um dos objetivos é, a partir de uma conversa, evidenciar a importância da qualificação na profissão que pretendem desenvolver. Vamos propor um momento de troca de experiências por meio de relatos dos próprios participantes, em que será explorada a importância de continuar aprendendo sempre, independente da carreira pretendida. Além disso, vamos conversar também sobre como se preparar para participar e atuar no mercado de trabalho", explicou Fabiana.

Vitória Alfabetizada

Além do objetivo de alfabetizar, prioritariamente, a população com idade entre 15 e 59 anos que não sabe ler e escrever, o Vitória Alfabetizada tem como propósitos específicos proporcionar aos participantes acesso ao curso de formação em empreendedorismo e/ou associativismo e facilitar a concessão do microcrédito para que desenvolvam ações empreendedoras.
"As ações complementam o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Vitória Empreendedora

Em articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, serão oferecidos aos concluintes das turmas de alfabetização cursos de qualificação na área do empreendedorismo e associativismo, bem como o acesso facilitado ao microcrédito, por meio de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banestes, além das instituições financeiras comunitárias, como Banco Bem (Itararé) e Banco Puã (São Pedro).
O Banestes vai atuar oferecendo linhas de microcrédito, por meio do Programa Creditar. Na modalidade, os alfabetizandos que concluírem o curso vão poder participar de palestras sobre educação financeira e terão acesso a financiamento para compra de equipamentos e capital de giro para pequenos negócios.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário