Diego Alves
A próxima quinta-feira (24) vai ser especial para os 17 participantes do projeto Vitória Alfabetizada em Jaburu. Eles são adultos, começaram a aprender a ler e a escrever em julho do ano passado e, agora, vão participar da palestra "A importância da qualificação profissional".
Esse é o primeiro passo para os concluintes do projeto optarem pelo curso de formação em empreendedorismo e/ou associativismo, que, em seguida, pode oportunizar a concessão do microcrédito para que desenvolvam ações empreendedoras.
A palestra vai acontecer às 19 horas, na Associação de Moradores de Jaburu, onde as aulas do projeto aconteceram desde o início, e será ministrada pela gerente de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Fabiana Santos de Oliveira.
"Um dos objetivos é, a partir de uma conversa, evidenciar a importância da qualificação na profissão que pretendem desenvolver. Vamos propor um momento de troca de experiências por meio de relatos dos próprios participantes, em que será explorada a importância de continuar aprendendo sempre, independente da carreira pretendida. Além disso, vamos conversar também sobre como se preparar para participar e atuar no mercado de trabalho", explicou Fabiana.
Vitória Alfabetizada
Além do objetivo de alfabetizar, prioritariamente, a população com idade entre 15 e 59 anos que não sabe ler e escrever, o Vitória Alfabetizada tem como propósitos específicos proporcionar aos participantes acesso ao curso de formação em empreendedorismo e/ou associativismo e facilitar a concessão do microcrédito para que desenvolvam ações empreendedoras.
"As ações complementam o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Vitória Empreendedora
Em articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, serão oferecidos aos concluintes das turmas de alfabetização cursos de qualificação na área do empreendedorismo e associativismo, bem como o acesso facilitado ao microcrédito, por meio de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banestes, além das instituições financeiras comunitárias, como Banco Bem (Itararé) e Banco Puã (São Pedro).
O Banestes vai atuar oferecendo linhas de microcrédito, por meio do Programa Creditar. Na modalidade, os alfabetizandos que concluírem o curso vão poder participar de palestras sobre educação financeira e terão acesso a financiamento para compra de equipamentos e capital de giro para pequenos negócios.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Nenhum comentário:
Postar um comentário