Victor Nogueira
Obras da escadaria Bárbara Lindenberg vão ser recuperadas
Seis esculturas em mármore carrara que ambientam a escadaria Bárbara Lindenberg, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro, serão restauradas. A ação será possível a partir de uma parceria cultural-financeira entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Instituto Sincades.
Algumas peças em questão foram danificadas durante as manifestações que aconteceram no ano passado e outras sofreram desgastes em função da ação do tempo. A recuperação das esculturas será feita por uma empresa especializada em restauração e conservação de monumentos históricos que será contratada pelo Instituto Sincades.
O acompanhamento e a fiscalização das ações de restauro serão feitos pela Gerência de Patrimônio Histório-Cultural da Semc. "É uma importante parceria para a conservação e manutenção dos nossos monumentos. É fundamental também que a população respeite e ajude a preservar nosso patrimônio histórico-cultural e que tenha, com esses monumentos, um sentimento de pertencimento para que a nossa história seja preservada", afirma a secretária de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.
A parceria firmada vai restaurar seis obras: "Menino com Delfim" (no primeiro patamar da escadaria, dentro de uma fonte de frente para a avenida Jerônimo Monteiro); "Menina com Delfim" (centro do terceiro patamar da escadaria, dentro de uma fonte); e quatro esculturas derivadas da série "As quatro estações": "Alegoria do Verão" (sobre a balaustrada, no terceiro patamar da escadaria, à direita do acesso), "Alegoria da Primavera" (sobre a balaustrada, no terceiro patamar da escadaria, à esquerda do acesso), "Alegoria do Outono" (sobre a balaustrada, no quarto patamar da escadaria, à esquerda do acesso) e "Alegoria do Inverno" (sobre a balaustrada, no quarto patamar da escadaria, à direita do acesso).
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário