sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bônus Moradia muda vida de famílias de comprador e vendedor do imóvel em Vitória


Divulgação Sehab
Bônus Moradia
Wellington Lopes entrega o cheque do Bônus Moradia para Jonas de Oliveira
Mais duas famílias receberam nesta sexta-feira (25) o benefício do Bônus Moradia e já adquiriram a casa própria.
O aposentado Jonas de Oliveira foi para Vila Velha em busca de emprego para a família, mas, agora, deseja voltar para Montanha, seu município de origem, no norte do Estado. "Eu já estou precisando de mais sossego, então vendi a casa para comprar outra lá em Montanha. Minha esposa e eu temos problemas de saúde por causa da poluição e lá a gente adoece menos". De outro lado, está a família de Wellington Lopes Nascimento, que comprou a casa do senhor Jonas com o benefício do Bônus Moradia.
Ele e a família vão sair de uma casa de madeira com dois quartos no Forte São João para uma casa de alvenaria com três quartos e duas varandas em Aribiri, Vila Velha.

Cheque

O munícipe recebe o cheque nominal com o valor do bônus, entrega ao vendedor do imóvel e, no ato, recebe o contrato de compra e venda da nova moradia. "É uma alternativa que garante melhoria de vida para os cidadãos, já que é possível adquirir um imóvel em qualquer município do Estado, possibilitando, assim, mais dignidade a essas famílias", explica o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.

Condições

Atendendo famílias em situação de risco, determinadas pela má condição da habitação ou do local onde residem ou ainda que estejam ocupando Áreas de Intervenção Ambiental, o Bônus e o Auxílio Moradia proporcionam a famílias com renda mensal de até três salários mínimos a possibilidade de iniciar vida nova.
Apesar de ambos pagarem até R$ 39 mil para a aquisição do imóvel, o Bônus é oferecido aos munícipes que residem em áreas mapeadas pelo Programa Terra Mais Igual, enquanto o Auxílio atende as demais áreas do município. O contrato só é assinado após aprovação da equipe de técnicos que avaliam o imóvel, que não pode apresentar situação de risco geológico ou de instabilidade e insalubridade.
Somente tem direito ao benefício famílias que residiam e permaneceram no imóvel desde a data do cadastro até o momento da intervenção. Não é apenas o comprador que sai ganhando com a aquisição do imóvel, porque o benefício acaba movimentando o mercado de habitação de interesse social.

Benefícios

Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, já foi pago o dobro de benefícios em relação ao ano passado. Foram 14 famílias beneficiadas entre os meses de janeiro e abril em 2014, contra sete no mesmo período do ano passado.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3324-9023 / 98849-6288 

Nenhum comentário:

Postar um comentário