quarta-feira, 30 de abril de 2014

Grupo terapêutico para fumantes conquista resultados em Alfredo Chaves


Quando o assunto é cigarro, uma das preocupações da saúde pública são os malefícios para a sociedade causada pelo vício. Mas uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves tem trazido qualidade de vida para alfredenses que desejam largar de fumar, mas encontram dificuldades. Trata-se do Grupo de Atendimento Terapêutico ao Tabagismo (GATT). Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 14h, na Estratégia de Saúde da Família do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves (Cajá) durante quatro semanas e depois os pacientes recebem acompanhamento por seis meses para assegurar a perda do vício.  O próximo encontro será no dia 08 de maio. 

A equipe do GATT, segundo informações da Secretaria de Saúde é formada por um médico, um dentista, uma nutricionista, um psicólogo e um enfermeiro, conforme modelo de atendimento sugerido pelo do Ministério da Saúde. “As vezes é necessário prescrever medicamentos para auxiliar no tratamento e, daí a importância de uma equipe de profissionais habilitada. Estamos satisfeitos, pois atualmente o índice de abandono do vício é de 80%. É uma conquista”, comemorou uma das enfermeiras responsáveis, Cíntia Rangel.

Cintia lembra ainda que a equipe sempre participa de treinamentos, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde para aprimorar os conhecimentos e atender com qualidade  a aqueles que não conseguem largar o vício por conta própria.

Serviço: Quem tiver interesse em fazer parte do grupo deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no bairro Parque Residencial Alfredo Chaves ou ligar para tel.: 27 3269-2721.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário