Evento, que acontece dentro da GranExpoNorte, trará exemplos da cultura e da gastronomia local para apresentar o potencial da região
O Norte é uma região propícia para o agronegócio. Mas não apenas isto. Com extenso litoral, um invejável número de lagoas e um grande potencial para o desenvolvimento do turismo rural, o norte capixaba é um roteiro que merece ser explorado.
Para contribuir com esta discussão, a GranExpoNorte reservou um espaço especial em sua programação. Em 2014, o evento agrega a primeira mostra de turismo da região, a GranExpoTur Norte, com foco no estímulo ao agroturismo e turismo rural sustentável.
Entre os dias 2 e 5 de abril, os visitantes da maior feira de negócio rural da região poderão conhecer um pouco do que há de melhor nos municípios que integram o Norte, com exemplos de cultura e da gastronomia na região.
No Quintal da Roça, por exemplo, o público poderá a tradicional tapioca (conhecida na região com beiju) preparada por habilidosas mãos de homens e mulheres de três comunidades localizadas em Pedro Canário, São Mateus e Jaguaré. A gastronomia italiana, marcante na região, também estará presente com pratos típicos como a polenta, a galinha caipira e o capelete – comercializados por produtores de Nova Venécia.
Ao lado do Quintal da Roça, será montado um armazém, onde visitantes irão encontrar uma série de produtos trazidos de municípios como Ponto Belo e Pinheiros. Entre os destaques, estão: artesanato com palha, abajur de fibra de coco, licores, doces, geleias e compotas, macarrão caseiro, bolos e pães, pimenta do reino (em pó), panos de prato bordados, trabalhos de costura, crochê, cachaça artesanal e vinho de jabuticaba.
Além desse passeio pela gastronomia e diversidade de produtos da agroindústria familiar, a cultura terá espaço certo dentro da GranExpoTur Norte. Congo, capoeira, moda de viola e apresentações folclóricas estão programadas para todos os dias do evento.
As discussões técnicas para o desenvolvimento do setor também integram a programação. Mesas redondas, seminários, palestras e apresentação de casos de sucesso do turismo rural serão o ponto de encontro de especialistas e empreendedores do setor.
“A GranExpoTur Norte mostrará a força e a importância da agricultura familiar e, divulgará os trabalhos já realizados. Infelizmente, parte dos circuitos ainda não saíram do papel, pois ainda falta incentivo e divulgação para o agroturismo e o turismo rural na região. Então, este espaço será uma vitrine para apresentar os produtos e as experiências das pessoas que já atuam nesse segmento”, acredita Gustavo Sossai, técnico em agropecuária do Incaper.
A subsecretária de turismo do Espírito Santo, Diomendes Maria Caliman Berger, reconhece a vocação do norte capixaba para o turismo rural e destaca as ações que vem sendo realizadas pelo estado. “Temos feito um trabalho de qualificação junto aos municípios que detém esse movimento relacionado ao agroturismo em parceira com outros órgãos como o Sebrae, Senac e Senar; e também apoiado evento gastronômicos com o objetivo de capacitar e divulgar a culinária da região do Verde e das Águas. A Setur também apoia os maiores eventos da região, entre eles a GranExpoNorte e o Festival de Forró de Itaúnas; e a recente prova do campeonato brasileiro de rally, disputada em Linhares”, listou Diomendes.
A subsecretária informou ainda que, em breve, o turismo na região norte receberá melhorias, com a sinalização dos atrativos turísticos da região do Verde e das Águas, composta pelos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama. “Este projeto está na reta final, já em fase de licitação”, concluiu.
Projetos em desenvolvimento
Em Linhares, município que sedia a GranExpoNorte, numa recente visita técnica realizada em parceria com o Sebrae, foram listados cerca de 14 empreendimentos na modalidade de turismo rural. “Nós temos uma área muito grande a ser explorada e com vocação para turismo agrícola. Portanto, nosso objetivo é que – além do litoral – o turista conheça também o interior do município”, destacou o secretário de Turismo de Linhares, Carlos Fiorot.
Um dos exemplos de sucesso no município que inclusive será apresentado durante a GranExpoTur Norte será o do produtor José Roberto Guasti. Em 1998, José Roberto deixou as atividades de gerente de informática e professor universitário e passou a administrar um projeto que aliava interação social, ganho financeiro e qualidade de vida. E assim surgiu o Nívea Lazer Rural – iniciativa que cresceu ao longo do tempo e hoje já completa 16 anos. Em sua propriedade, localizada no Córrego Farias, em Linhares, José Roberto e a esposa Marinete oferecem aos visitantes o clima de aconchego e tranquilidade do campo.
Para que mais projetos como este alcancem o sucesso esperado, o Sebrae fará uma consultoria técnica às propriedades interessadas para avaliar a viabilidade de implantação de um circuito de turismo rural no município, além de sugerir melhorias aos empreendimentos já existentes. “O potencial turístico de Linhares é fantástico. Temos uma diversidade de cenários e opções que não conheço em outros lugares. Há lagoas, praias desertas, florestas e matas, o Rio Doce, plantações diversificadas, a região montanhosa de São Rafael... Em um mesmo fim de semana você pode visitar uma cachoeira por lá, depois almoçar em uma propriedade rural e ainda ir para a beira da praia em Regência ver tartarugas marinhas! É um potencial muito grande a ser descoberto e explorado”, acredita Pedro Veloso, consultor técnico do Sebrae.
Confira a programação técnica sobre turismo rural na GranExpoNorte:
02/04 – Seminário de Turismo Rural
14h às 18h – Auditório 3
03/04 – Casos de Sucesso no Turismo Rural
16h – Auditório 2
04/04 – Palestra: Desenvolvendo a Cultura Local Através do Turismo
17h – Auditório da Fruticultura
05/05 – Palestras: Vender para o Governo no Campo, Programa de Alimento Seguro (PAS) e Empreender no Campo
10h às 19h – Auditório 2