segunda-feira, 31 de março de 2014

Turismo Rural é pauta prioritária da GranExpoTur Norte

Evento, que acontece dentro da GranExpoNorte, trará exemplos da cultura e da gastronomia local para apresentar o potencial da região

O Norte é uma região propícia para o agronegócio. Mas não apenas isto. Com extenso litoral, um invejável número de lagoas e um grande potencial para o desenvolvimento do turismo rural, o norte capixaba é um roteiro que merece ser explorado.

Para contribuir com esta discussão, a GranExpoNorte reservou um espaço especial em sua programação. Em 2014, o evento agrega a primeira mostra de turismo da região, a GranExpoTur Norte, com foco no estímulo ao agroturismo e turismo rural sustentável.

Entre os dias 2 e 5 de abril, os visitantes da maior feira de negócio rural da região poderão conhecer um pouco do que há de melhor nos municípios que integram o Norte, com exemplos de cultura e da gastronomia na região.

No Quintal da Roça, por exemplo, o público poderá a tradicional tapioca (conhecida na região com beiju) preparada por habilidosas mãos de homens e mulheres de três comunidades localizadas em Pedro Canário, São Mateus e Jaguaré. A gastronomia italiana, marcante na região, também estará presente com pratos típicos como a polenta, a galinha caipira e o capelete – comercializados por produtores de Nova Venécia.

Ao lado do Quintal da Roça, será montado um armazém, onde visitantes irão encontrar uma série de produtos trazidos de municípios como Ponto Belo e Pinheiros. Entre os destaques, estão: artesanato com palha, abajur de fibra de coco, licores, doces, geleias e compotas, macarrão caseiro, bolos e pães, pimenta do reino (em pó), panos de prato bordados, trabalhos de costura, crochê, cachaça artesanal e vinho de jabuticaba.

Além desse passeio pela gastronomia e diversidade de produtos da agroindústria familiar, a cultura terá espaço certo dentro da GranExpoTur Norte. Congo, capoeira, moda de viola e apresentações folclóricas estão programadas para todos os dias do evento.

As discussões técnicas para o desenvolvimento do setor também integram a programação. Mesas redondas, seminários, palestras e apresentação de casos de sucesso do turismo rural serão o ponto de encontro de especialistas e empreendedores do setor.

“A GranExpoTur Norte mostrará a força e a importância da agricultura familiar e, divulgará os trabalhos já realizados. Infelizmente, parte dos circuitos ainda não saíram do papel, pois ainda falta incentivo e divulgação para o agroturismo e o turismo rural na região. Então, este espaço será uma vitrine para apresentar os produtos e as experiências das pessoas que já atuam nesse segmento”, acredita Gustavo Sossai, técnico em agropecuária do Incaper.

A subsecretária de turismo do Espírito Santo, Diomendes Maria Caliman Berger, reconhece a vocação do norte capixaba para o turismo rural e destaca as ações que vem sendo realizadas pelo estado. “Temos feito um trabalho de qualificação junto aos municípios que detém esse movimento relacionado ao agroturismo em parceira com outros órgãos como o Sebrae, Senac e Senar; e também apoiado evento gastronômicos com o objetivo de capacitar e divulgar a culinária da região do Verde e das Águas. A Setur também apoia os maiores eventos da região, entre eles a GranExpoNorte e o Festival de Forró de Itaúnas; e a recente prova do campeonato brasileiro de rally, disputada em Linhares”, listou Diomendes.

A subsecretária informou ainda que, em breve, o turismo na região norte receberá melhorias, com a sinalização dos atrativos turísticos da região do Verde e das Águas, composta pelos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama. “Este projeto está na reta final, já em fase de licitação”, concluiu.

Projetos em desenvolvimento

Em Linhares, município que sedia a GranExpoNorte, numa recente visita técnica realizada em parceria com o Sebrae, foram listados cerca de 14 empreendimentos na modalidade de turismo rural. “Nós temos uma área muito grande a ser explorada e com vocação para turismo agrícola. Portanto, nosso objetivo é que – além do litoral – o turista conheça também o interior do município”, destacou o secretário de Turismo de Linhares, Carlos Fiorot.

Um dos exemplos de sucesso no município que inclusive será apresentado durante a GranExpoTur Norte será o do produtor José Roberto Guasti. Em 1998, José Roberto deixou as atividades de gerente de informática e professor universitário e passou a administrar um projeto que aliava interação social, ganho financeiro e qualidade de vida. E assim surgiu o Nívea Lazer Rural – iniciativa que cresceu ao longo do tempo e hoje já completa 16 anos. Em sua propriedade, localizada no Córrego Farias, em Linhares, José Roberto e a esposa Marinete oferecem aos visitantes o clima de aconchego e tranquilidade do campo.

Para que mais projetos como este alcancem o sucesso esperado, o Sebrae fará uma consultoria técnica às propriedades interessadas para avaliar a viabilidade de implantação de um circuito de turismo rural no município, além de sugerir melhorias aos empreendimentos já existentes. “O potencial turístico de Linhares é fantástico. Temos uma diversidade de cenários e opções que não conheço em outros lugares. Há lagoas, praias desertas, florestas e matas, o Rio Doce, plantações diversificadas, a região montanhosa de São Rafael... Em um mesmo fim de semana você pode visitar uma cachoeira por lá, depois almoçar em uma propriedade rural e ainda ir para a beira da praia em Regência ver tartarugas marinhas! É um potencial muito grande a ser descoberto e explorado”, acredita Pedro Veloso, consultor técnico do Sebrae.

Confira a programação técnica sobre turismo rural na GranExpoNorte:

02/04 – Seminário de Turismo Rural
14h às 18h – Auditório 3

03/04 – Casos de Sucesso no Turismo Rural
16h – Auditório 2

04/04 – Palestra: Desenvolvendo a Cultura Local Através do Turismo
17h – Auditório da Fruticultura

05/05 – Palestras: Vender para o Governo no Campo, Programa de Alimento Seguro (PAS) e Empreender no Campo
10h às 19h – Auditório 2 

Itapemirim participa da 10ª edição da Expotur neste fim de semana

O Município de Itapemirim participará da 10ª edição da Expotur-ES neste fim de semana, do dia 4 a 6 de abril, na Praça do Papa, em Vitória. São dez anos apresentando o que o Estado tem de melhor em Turismo, Cultura, Artesanato e Culinária. Este ano será realizado o 10º Salão do Turismo e o 5º Salão do Artesanato do ES.
A Expotur é a maior vitrine de turismo local e a cada ano tem se consolidado como referência na divulgação dos destinos turísticos capixabas. “Este é um cenário propício para profissionais do setor promoverem e fecharem bons negócios”, afirma o prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva.
Nos últimos anos o evento apresentou crescimento de, aproximadamente, 500% no número de visitantes e mais de 200% em volumes de negócios gerados para o setor. Para este ano, a expectativa é ainda maior. Estima-se que 40 mil pessoas circulem durante os três dias de feira e que sejam movimentados R$ 16 milhões.
Para contemplar a qualificação dos profissionais do setor, serão promovidos fóruns, workshops e mesas redondas sobre temas ligados ao turismo. Tudo isso ocorrerá no Núcleo do Conhecimento – espaço destinado à apresentação de palestras e ao Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores em Turismo do ES, Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação em Turismo, entre outros.
“Nosso objetivo é divulgar as peculiaridades e as belezas do Espírito Santo. Quatro artesãos itapemirinenses vão expor e comercializar seus produtos nos stands da Região da Costa e da Imigração, da Agroindústria Familiar e da Economia Solidária. Itapemirim também participará com diversas atividades culturais, entre elas, apresentação da Banda Marcial Municipal Comudi – Corporação Musical Douglas Ramos Dias”, explica o subsecretário de Turismo de Itapemirim, José Geraldo Oliveira.

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI

Oportunidades: curso de pães e biscoitos para o homem do campo em Alfredo Chaves

A qualificação profissional é importante para a geração de renda e a independência financeira. Pensando nisto, a prefeitura de Alfredo Chaves em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), montou duas turmas composta por agricultores para o curso de pães e biscoitos.  As aulas para os moradores da comunidade de Ibitirui, já começam neste final de semana, 04, 05 e 06 de abril. Na localidade de São João de Crubixá, o curso  está previsto para acontecer entre os dias 25 e 27.


Conforme informações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o material para as aulas práticas será cedido pela municipalidade e o curso com carga horária de 24 horas será ministrado por um instrutor do Senar.

O prefeito Roberto Fiorin está otimista e garante resultados. “Com a qualificação o cidadão fica apto para fazer suas escolhas profissionais. E este curso é mais uma oportunidade para nosso homem do campo melhorar a renda familiar e fazer aproveitamento da produção rural”, disse.

Outros cursos profissionalizantes nas áreas de saúde, segurança, transportes, educação, comércio e beleza estão em andamento com previsão de início para maio que irão contemplar a população da sede e interior.

Alemar Rena: Produção de café do Brasil não deve passar de 40 milhões de sacas, diz


A safra de café brasileira poderá ter perda acima dos 25% e seu volume não deve passar os 40 milhões de sacas, segundo Alemar Braga Rena, produtor rural e professor aposentado em fisiologia pela universidade de Viçosa-MG, que fez um amplo estudo sobre as perdas da cafeicultura no Brasil. “Diante da afirmação de alguns órgãos do governo, a situação não é tão grave, mas ela é grave!”. Além de ter grãos de baixa qualidade, a produção total de café será pequena e deve ficar abaixo dos 40 milhões de sacas. “Isso estou falando em relação à quantidade, não estou falando em massa nem tipo... O café cereja descascada será uma jóia rara este ano no Brasil”. Rena afirma que em sua propriedade, em Viçosa, os danos não são tão severos, já que ele deve colher uma média de 22% de grãos ‘bóia’. “O crescimento dos grãos foi muito pequeno... Esses frutos que irão boiar na hora da lavagem vão refletir no café CD (cereja descascada), que é o café de boa bebida... E nós aqui a 750 metros, e outras propriedades iguais, não bebe se não for CD, então haverá uma perda considerável de qualidade e de tipo de café”.
Rena afirma ainda que no país a perda pode ser ainda maior. “Em termos de Brasil, eu estimo que isto esteja acima de 25%, considerando todas as informações que me foram passada e (o que vi) em minhas viagens”. O déficit hídrico registrado em toda a região produtora, segundo o professor, não teve impacto sobre as plantas, mas se refletiu nos grãos. “Eu não estou considerando a situação do Conillon, mas o que eu tenho de informações de pessoas da área de pesquisa o Conillon que não é irrigado também irá perder, e a maioria também não é irrigada”.


Diário Agrícola
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=51081#sthash.1AQ5VAM8.dpuf

Vila Velha terá primeiro Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis


A Prefeitura de Vila Velha recolhe, em média, 24 toneladas mensais de resíduos recicláveis. O material é encaminhado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Velha (REVIVE), que realiza a triagem e trabalha com o conteúdo recebido.

Para ampliar o número da coleta, a Prefeitura realiza diversas ações. A mais nova iniciativa é a construção do primeiro Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis de Vila Velha. O recurso, no valor de R$ 1 milhão, já foi aprovado pelo Fundo Cidades do Governo Federal.

O novo espaço será construído na área cedida recentemente pela Prefeitura à Associação Vilavelhense de Coletores de Materiais Recicláveis (Revive). A área de 1.900 metros quadrados está localizada no Polo Empresarial de Vila Velha, no bairro Novo México. Todas as associações de catadores do município farão uso do local.

Projeto - O Centro de Triagem contará com área de 825 metros quadrados, com espaço para triagem, estocagem, recepção, banheiros com vestiário, cozinha com refeitório, auditório, sala multiuso, escritório, além de espaço para entrada e saída de caminhões. A meta da Prefeitura é iniciar o processo de licitação da obra em abril. A construção está prevista para ser realizada em seis meses.

O secretário de Meio Ambiente, Jader Mutzig, explica que este é mais um compromisso do Termo de Cooperação Ambiental, que a Prefeitura cumpre. “A construção é mais uma das etapas do TCA mantido entre o Ministério Público e administração municipal para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, informou.

Equipamentos - Além dos recursos do Fundo Cidades, a Prefeitura entregou ao Instituto Jones dos Santos Neves, em julho do ano passado, projeto de captação de recursos provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização – FRD/Bandes. “Este recurso será utilizado para aquisição de equipamentos, inclusive veículo”.

Ações – Além da construção do Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis, a Prefeitura instalou 50 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e mantém Ecopostos que recebem este tipo de material. O município também coleta recicláveis em 76 condomínios dos bairros Praia da Costa, Itapuã e Itaparica.

Para destinação de resíduos domésticos recicláveis a população deve utilizar os Pontos de Entrega Voluntária – PEVs

Glória - Praça Meyerfreund, Rua Mestre Gomes em frente à Igreja Católica
Parque das Gaivotas  - Praça Leopoldina Candido Dias, na Rua Jorge Risk
Coqueiral de Itaparica - Praça Coqueiral, na Rua Ataiabaia
Centro - Praça Duque de Caxias, na Rua Luciano das Neves
Praia da Costa – No calçadão, no final da Rua Diogenes Malacarne

Para destinação de pequenos volumes de resíduos da construção civil a população deve utilizar os Ecopostos  

Divino Espírito Santo - Rua José Rezende Filho
Cocal – Rua 18
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira - Das 08h às 17h
Sábados - Até o meio-dia


Vanessa Pianca Rodrigues
SEMCOM / ASSESSORIA DE IMPRENSA
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7370
www.vilavelha.es.gov.br

Cras com vários cursos para a comunidade de Alfredo Chaves



O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de  Alfredo Chaves está com inscrições abertas para os cursos de cuidador de idosos, porteiro e vigia, motorista de transportes escolar, auxiliar de biblioteca, vendedor e maquiador. Os interessados devem procurar o Cras, das 8h às 16h até o dia 10 de abril. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com carga horária de 160 horas, os cursos serão ministrados nos horários da tarde e noite de acordo com a demanda. A previsão é que as aulas comecem no mês de maio.

Outra ação do Pronatec é o curso modelista que já está em andamento para as integrantes da Associação de Costureiras de Alfredo Chaves.  As aulas com carga horária de 210 horas começaram no mês de março e seguem até junho com noções de medidas, ajustes de peças e técnicas de modelagem e vestuário. 

Mais informações podem ser obtidas no Cras que fica está localizado no bairro Parque Residencial Alfredo Chaves ou ligar para o tel: 27 3269-2316.

domingo, 30 de março de 2014

INCAPER - Catálogo de Eventos Agropecuários - Abril de 2014 -


CURSO DE SALGADOS E DOCESPeríodo:  01 a 03 de abril, de 08:30 às 17 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Guaribu - Muniz Freire
Telefone:  (28) 3544-1273
CURSO DE AGRICULTURA ORGÂNICAPeríodo:  01 a 03 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMDSL, Senar e SR
Local:  Associação Córrego do Azul - Divino de São Lourenço
Telefone:  (28) 3551-1139
CURSO DE ASSOCIATIVISMOPeríodo:  01 a 03 de abril, de 8h ás 17 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Comunidade do Rizzi - Itarana
Telefone:  (27) 3720-1103
REUNIÃO SOBRE O USO DE AGROTÓXICO NA HORTICULTURA DE MARECHAL FLORIANOPeríodo:  02 de abril, às 18 horas
Realização:  Incaper, Idaf e Semag
Local:  Centro de Agronegócio, Santa Maria - Marechal Floriano
Telefone:  (27) 3288-1215
REUNIÃO SOBRE O USO DE AGROTÓXICO NA HORTICULTURA DE MARECHAL FLORIANOPeríodo:  04 de abril, às 18 horas
Realização:  Incaper, Idaf e Semag
Local:  Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Centro - Marechal Floriano
Telefone:  (27) 3288-1215
DIA DE CAMPO DE CAFÉ CONILONPeríodo:  04 de abril, de 12:30 às 16 horas
Realização:  Incaper, Mimobras e Mimoagro
Local:  Sítio Venturosa - Mimoso do Sul
Telefone:  (28) 3555-1865
CURSO DE ROÇADEIRA - OPERAÇÃO E MANUTENÇÃOPeríodo:  05 a 07 de abril, de 08:30 às 17horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Santa Ana, Bugari - Muniz Freire
Telefone:  (28) 3544-1273
CURSO DE DERIVADOS DO LEITEPeríodo:  05 a 07 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, SR e Senar
Local:  Comunidade de Água Limpa - Mimoso do Sul
Telefone:  (28) 3555-1865
CURSO DE APICULTURAPeríodo:  07 a 09 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Santo Antônio - Ibitirama
Telefone:  (28) 3569-1351
CURSO DE TRABALHADOR NA PRODUÇÃO DE CONSERVAS VEGETAISPeríodo:  07de abril
Realização:  Incaper e SR
Local:  Assentamento Floresta - Alegre
Telefone:  (28) 3552-4204
CURSO DE AGRICULTURA ORGANICAPeríodo:  08 a 10 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, SEAP e Senar
Local:  Independência - Serra
Telefone:  27-3291-2322
CURSO DE MOTOSSERRAPeríodo:  08 a 11 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMDS, Senar e SR
Local:  Sede - Divino de São Lourenço
Telefone:  (28) 3551-1139
OFICINA DE COMPOSTAGEM ORGÂNICAPeríodo:  08 de abril, de 8h30h às 11h30 e de 13h às 16 horas
Realização:  Incaper
Local:  Comunidade Cinco Voltas - Boa Esperança
Telefone:  (27) 3768-1123
MINICURSO CAFÉ COM QUALIDADE - COLHEITA E PÓS-COLHEITAPeríodo:  09 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMI, Cetcaf e Senar
Local:  CRAS de Ibitirama - Ibitirama
Telefone:  (28) 3569-1351
CURSO DE VAQUEIROSPeríodo:  10 a 12 de abril, às 8 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Associação Alto Bom Jesus, Córrego Bom Jesus - Água Doce do Norte
Telefone:  (27) 3759-1166
CURSO DE DERRIÇADORA, PODADORA E ROÇADORA DE CAFÉPeríodo:  11 a 13 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMDSL, Senar, Cras e SR
Local:  Sede - Divino de São Lourenço
Telefone:  (28) 3551-1139
ENCONTRO MUNICIPAL DO PROJETO INCLUIR NO CAMPOPeríodo:  11 de abril, de 13h às 17 horas
Realização:  Incaper e Smas
Local:  Auditório do CRAS - Ibatiba
Telefone:  (28) 3543-1344
V SEMINÁRIO DE QUALIDADE DE CAFÉ CONILON DE COLATINAPeríodo:  11 de abril, de 7h às 13 horas
Realização:  Incaper, Seag, PMC e Ifes
Local:  Ifes Campus Itapina - Colatina
Telefone:  (27) 3722-5996
CURSO CAFÉ RENOVAR ARÁBICA MÓDULO IPeríodo:  12 e 13 de abril, de 08:30 às 17 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Córrego do Nazaré – São Pedro - Muniz Freire
Telefone:  (28) 3544-1273
CURSO DE TORTAS, DOCES E SALGADOSPeríodo:  14 a 16 de Abril de 2014 08:30 ÁS 17:00
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Boa Esperança - Muniz Freire
Telefone:  (28) 3544-1273
CURSO TRABALHADOR NA EQUIDEOCULTURA, CASQUEAMENTO E FERRAGEAMENTOPeríodo:  14 de abril
Realização:  Incaper e SR
Local:  Comunidade Lambarizinho - Alegre
Telefone:  (28) 3552-4204
CURSO DE PRODUÇÃO CASEIRA DE PÂES E BISCOITOSPeríodo:  15 a 17 de abril, a partir das 7 horas
Realização:  Incaper, EFAB e Senar
Local:  Escola Família Agrícola de Brejetuba - Brejetuba
Telefone:  (27) 3733-1171
OFICINA DE NIVELAMENTO DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS - PROGRAMA CALCÁRIO CORRETOPeríodo:  15 de abril, de 13h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMI e STRI
Local:  Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Ibitirama
Telefone:  (28) 3569-1351
CURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE PRAGAS E DOENÇAS DO CAFEEIROPeríodo:  17 e 18 de abril, às 8 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Associação Alto Bom Jesus, Córrego Bom Jesus - Água Doce do Norte
Telefone:  (27) 3759-1166
PALESTRA SOBRE O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOPeríodo:  18 de abril, de 8h30 às 11h30 e de 13h às 16 horas
Realização:  Incaper
Local:  Comunidade Santo Antônio - Boa Esperança
Telefone:  (27) 3768-1123
CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIALPeríodo:  21 a 25 de abril, às 8 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Associação Alto Bom Jesus, Córrego Bom Jesus - Água Doce do Norte
Telefone:  (27) 3759-1166
CURSO TRABALHADOR NA OPERAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRICOLASPeríodo:  21 de abril
Realização:  Incaper e SR
Local:  IFES - Alegre
Telefone:  (28) 3552-4204
CURSO SOBRE CULTURA DO ABACAXIPeríodo:  22 de abril, de 8h30 às 11h30 e de 13h às 16 horas
Realização:  Incaper
Local:  CRAS de Boa Esperança - Boa Esperança
Telefone:  (27) 3768-1123
CURSO DE PRODUÇÃO DE PEIXES EM TANQUES REDESPeríodo:  23 a 25 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, SEAP e Senar
Local:  Nova Almeida - Serra
Telefone:  27-3291-2322
CURSO DE PRODUÇÃO CASEIRA DE ALIMENTOS (PÃES E BISCOITOS)Período:  24 a 26 de abril, às 8 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Córrego São Domingos - Água Doce do Norte
Telefone:  (27) 3759-1166
CURSO QUALIDADE DE LEITEPeríodo:  24 e 25 de abril, de 8h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMVP e Senar
Local:  Unidade de Treinamento do Pronaf - Vila Pavão
Telefone:  (27) 3753-1032
13º ENCONTRO DE CAFEICULTORES DE BREJETUBAPeríodo:  25 de abril, a partir das 8h30
Realização:  Incaper e Seama
Local:  Bairro Uliana (ao lado da APAE) - Brejetuba
Telefone:  (27) 3733-1171
XII ENCONTRO DE PRODUTORES DE CAFÉ DE IBATIBAPeríodo:  25 de abril, de 12h às 17 horas
Realização:  Incaper, PMI e Cetcaf
Local:  Auditório da Escola Eunice Pereira da Silveira - Ibatiba
Telefone:  (28) 3543-1344
CURSO TRABALHADOR OPERADOR E MANUTENÇÃO – SISTEMA DE IRRIGAÇÃO E e ASPERSÃOPeríodo:  26 a 27 de abril, de 08:30 às 17 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Águas Claras, Piaçu - Muniz Freire
Telefone:  (28) 3544-1273
CURSO DE ELETRECISTAPeríodo:  28 a 02 de maio, ás 8 horas
Realização:  Incaper e Senar
Local:  Associação Alto Bom Jesus, Córrego Bom Jesus - Água Doce do Norte
Telefone:  (27) 3759-1166

NOVAS LUMINÁRIAS NA PRAIA DA COSTA

Na primeira fotografia as luminárias que estão sendo testadas na Praia da Costa, com a finalidade de melhorar a iluminação e economizar energia.
Na segunda fotografia as luminárias antigas.
Lembrando que o teste está sendo feito em apenas um poste, o que fica na chegada da pista da Avenida Champagnat com Gil Veloso.

N

UM AGRICULTOR DIFERENTE

"Eu não perco um jornal da sete da TV Gazeta, todos os dias estou colado na televisão." Foi o que me falou o cafeicultor João Luiz Spavier, lá do Córrego da Bateia, no município de Castelo, a 800 metros de altitude, ao lado de um pé de café arábica ainda com muitos frutos a serem colhidos. Com fala mansa e cadenciada, percebi que não estava diante de um agricultor comum. Senti que ali estava um agricultor bem acima da média do homem do campo capixaba. Das suas palavras vinham, além de sons, sabedoria e percepção da realidade. 

Como o café tem preço divulgado no jornal da sete, imaginei que era para ver a cotação. Perguntei qual a razão de não perder uma edição. Spavier falou: "Pra ver a previsão do tempo, é dele que dependo na minha vida de cafeicultor. Até aqui a previsão tem batido certinha. Já programo o meu dia seguinte de trabalho com as informações que a televisão me deu".

O sistema adotado é o da colheita seletiva, onde são colhidos somente os grãos maduros. Um trabalho paciente e que deve ser realizado com determinação. Se o produtor errar a mão e pegar grãos verdes vai comprometer a qualidade do produto final, que tem relação direta com o valor da saca de café. É normal no sistema de colheita seletiva o produtor voltar numa mesma planta várias vezes. Tudo depende das condições climáticas e do manejo que foi dado à lavoura, esclarece Spavier. 

Ele começou a fazer a colheita seletiva no ano de 2004. Em 2010, colheu na mesma planta sete vezes. Mas teve ano que com quatro vezes conseguiu fazer toda a colheita. Todo trabalho é para se ter um café de alta qualidade e uma melhor remuneração final.

Já veterano na participação em concursos de qualidade de café, Spavier explica: "Às vezes a gente ganha o concurso e vende o café por um bom preço. Mas já aconteceu de na mesma safra a gente vender o café que sobrou por um preço melhor ainda. Isso aconteceu porque ficamos conhecidos como produtor de café de qualidade, o que desperta a atenção de outros compradores. Em 2009 vendi com melhor preço para de Poços de Caldas. Não critico a Pronova de Venda Nova do Imigrante, porque foi lá que fiquei conhecido e pude vender o meu café melhor", diz.

Spavier lembra que quando sua filha Deusa foi para a Escola Família Agrícola, em Castelo, ajudou muito a todos. A escola adota um sistema de ensino conhecido como Pedagogia da Alternância, onde o jovem fica um período na escola e em seguida permanece por igual período na família. Ele, uma pessoa que gosta de trocar ideias e informações, lembra: "No período que Deusa estava em casa a gente debatia o que ela aprendeu na escola. Uma conversa e não um confronto de ideias, com o sentido de uma vida digna e futuro justo".

Foi por Deusa estudar na EFA que cheguei na casa dos Spavier. Explico. Na EFA o aluno apresenta um projeto prático a ser desenvolvido com a sua família. Deusa optou pela condução diferente num plantio de inhame, cultura conhecida e praticada pela família. Uma adubação orgânica do solo, com a utilização da palha da pila do café, resultou numa colheita de 190 caixas, quando nos anos anteriores na mesma área era de 80 caixas. 

Em tempo, João Luiz Spavier, que é meeiro, sabe do valor do trabalho, mas entendeu a importância da Educação, "Se tivesse mais filhos ou filhas, colocaria na Escola Família Agrícola", diz.

Ronald Mansur é jornalista

VILA VELHA VAI ATINGIR 300 MIL ELEITORES EM BREVE.

                                             
                                                     O último levantamento do Tribunal Regional Eleitoral indicou que Vila Velha é o maior colégio eleitoral do Estado, com 298.140 eleitores. A tendência é de em breve atingir a faixa de 300.000. O Estado ficou 2.637.155 eleitores.
                                                      Os municípios com maior número de eleitores:
                  Vila Velha.... 298.140 que lidera:
                  Serra............ 284.266
                  Vitória.......... 256.466
                   Cariacica..... 248.734
                   Cachoeiro.... 132.986
                   Linhares......  104.569
                                               Os sete maiores somam 1.325.161 eleitores, 50,2% do total.
                                                 Acesse para saber o eleitorado capixaba.
                                            http://www.tre-es.jus.br/eleitor/estatisticas/eleitorado-atual

Em Viana Saúde leva atendimento à noite para Morada de Bethânia


Texto: Júlio Palassi / Foto: Claudete Rodrigues
30/03/2014 - 12:00 h

E na próxima segunda-feira (31) e na terça (1º) a equipe retornará à unidade de saúde de Morada de Bethânia para mais uma rodada de consultas. Das 18h às 22 horas, serão oferecidos os serviços de consultas médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicose, pesagem e distribuição de medicação com receita. “Desta vez estarão disponíveis 40 atendimentos por dia e a equipe está mais completa. São dois médicos, enfermeira, técnica de enfermagem e coordenadora do projeto, além da coordenadora da unidade de saúde que acompanha o trabalho”, ressaltou a coordenadora do projeto, Sônia Bueno.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Joilson Broedel, o projeto tem proporcionado à população o acesso à saúde básica, o que nem sempre é possibilitado ao trabalhador. “Observamos que vários profissionais deixam de buscar atendimento médico para não perder um dia de trabalho e com esse projeto, muitos têm se cuidado. É melhor fazer o trabalho preventivo do que o curativo, pois todos ganham quando a doença não chega”.

O secretário destaca ainda que o projeto tem contribuído para desafogar o serviço de urgência e emergência, oferecido no Pronto Atendimento (PA). “Quando o morador consegue ser atendido nas unidades de saúde, ele não procura o PA buscando o atendimento básico e isso já temos notado em Viana”.

O projeto

Em setembro de 2013, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o projeto-piloto para o atendimento noturno nos bairros. O projeto deu certo e continua neste ano. A iniciativa, realizada duas vezes por semana em diferentes comunidades, visa atender o morador que não tem tempo de ir ao médico durante o dia nas unidades de saúde do município, devido à rotina do trabalho. A população passou a ter a oportunidade de se cuidar à noite e o serviço tem sido aprovado por quem tem garantido o atendimento.



Fique ligado!

Atendimento Itinerante em Morada de Bethânia

Dias: 31 de março e 1º de abril (segunda e terça-feira)

Local: Unidade de Saúde – Rua Domingos Martins

Horário: a partir das 18 horas