segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sicoob apoia curso sobre qualidade do café para produtores rurais

8/4/16
Principal atividade do agronegócio no Espírito Santo, com participação de 40% do valor bruto gerado pelo setor, a cafeicultura tem no Sicoob um aliado consistente. A instituição financeira cooperativa é o maior financiador do segmento no Estado, com repasses para o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). No ano passado, foram R$ 206,5 milhões para custeio, um volume 19,7% superior ao de 2014.
Agora, os produtores recebem também do Sicoob ES outro tipo de apoio. A instituição é parceira do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) na realização de capacitações voltadas aos agricultores em todo o Estado, com a abordagem da qualidade do café. 
Segundo o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, desde o início das operações no Espírito Santo, há 27 anos, a instituição elegeu o campo como uma das prioridades de sua atuação.
Qualidade
O treinamento café com qualidade prevê 8 horas de trabalho com palestras enfatizando todo o processo de colheita e pós-colheita, uso adequado de secadores de café e uso, quando for o caso, de terreiros cobertos obedecendo aos critérios gerados em pesquisas realizadas pelo Centro Tecnológico.
Alcemir Furlan, gerente da agência do Sicoob em Governador Lindenberg, município onde o treinamento já foi ministrado, afirma que no evento foram apresentados alguns dados do Sicoob para os associados, que também aprenderam sobre a importância da qualidade do café: “É uma oportunidade de o produtor rural se manter atualizado para produzir café de qualidade elevada, produto cada vez mais demandado pelo mercado”, frisa.
Atualização
O superintendente do Cetcaf, Frederico Daher, destaca que a ação permite que o cafeicultor se informe para modernizar os processos de produção e reduzir custos: “Com isso, o produtor passa a atuar diretamente como potencializador da economia do Estado, já o que o café corresponde a 40% do Produto Interno Bruno (PIB) rural do Espírito Santo”,
No treinamento ainda, são apresentadas alternativas de crédito rural que permitem ao cafeicultor realizar os investimentos necessários para a mudança definitiva do seu perfil tecnológico na oferta ao mercado de cafés de qualidade superior.
A estimativa é que sejam realizados mais 14 treinamentos até o próximo mês de junho. Os convites são enviados para os produtores pré-selecionados pelas cooperativas locais, porém o evento é aberto ao público e sem inscrição prévia.
Confira as datas e locais dos próximos treinamentos:
TREINAMENTOS  PARA CAFEICULTURA - COLHEITA E PÓS-COLHEITA
DATA
MUNICÍPIO
Horário
Local
Carga Horária
Estimativa de Participantes 
12/4
Ibitirama
08h00
Salão Azul
8h 
30
13/4
Iúna
08h00
Pouso Alto (Fazenda Alegria)
8h 
30
14/4
Afonso Cláudio
08h00
Auditório do  Sindicato Rural
8h 
30
18/4
Cachoeiro de Itapemirim
08h00
Comunidade S.Vicente (Escola Municipal)
8h 
30
19/4
Muqui
08h00
Auditório Estação
8h 
30
20/4
Castelo
08h00
Comunidade S.Manuel
8h 
30



Descrição: cid:image001.png@01D19177.B0E4DEA0

Nenhum comentário:

Postar um comentário