quinta-feira, 21 de abril de 2016

NUMA TARDE DE DOMINGO PERDEMOS UMA AULA DE ALFABETIZAÇÃO POLITICA . por Jorge Kuster Jacob

                                                                                                         

Na votação do impeachment da presidenta Dilma pelos deputados federais me chamou a atenção um problema que achava ser superado: o analfabetismo político. Do povo de uma forma geral até poderia ser comum, mas não esperava tanta ausência de consciência política dos nossos parlamentares. Será que vai acontecer a mesma coisa no Senado? Os 5 aspectos que nos envergonharam nesse trágico 17 de abril de 2016:
 1 )A falta de ética na religião e na política pela maioria dos políticos-pastores no Congresso Nacional foi vergonhosa. Interessante que o mesmo grupo que censurava um padre falar de “política e reforma agrária na igreja” durante a década de 1980 e criticava a Teologia da Libertação (Leonardo Boff, Paulo Freire, Frei Beto,Don Aldo,  ) hoje invade o parlamento fazendo deste a extensão de suas igrejas retrógradasE o pior disso tudo num congresso presidido por Cunha, dito evangélico, chamado de gângster, ladrão e corrupto na cara pelos seguimentos mais sérios da política nacional.
2 )Outra coisa que me despertou uma crítica foi a homenagem feita por diversos deputados aos seus familiares. Ora, não era o momento. Não era uma festa de família ou aniversário ou de bodas de ouro. Ali ele não tinha que homenagear o bisneto, o neto, o filho, o pai, a mãe, o finado avô, por mais significantes que são ou foram. Era o momento de homenagear seus eleitores e seu reduto eleitoral.
3 ) Ali os deputados deveriam aprofundar e justificar o seu voto. Deveriam explicar claramente porque votaram a favor (sim) ou contra (não) ao impedimento da presidenta da república. Esclarecer como chegou a conclusão do seu voto e como vai continuar o processo. Citar alguns artigos da lei como argumento. Era o momento de fazer com que os milhares de brasileiros aprendessem e voltassem a gostar de política, mas mais uma vez contribuíram para que a população tenha ainda mais “nojo de política”.
4) Lamentável o discurso do deputado Bolsanaro fazendo apologia  com palavras e gestos ao Golpe Militar de 64. Até mesmo a grande maioria dos militares hoje não quer mais intervenção militar. Não existe clima no mundo de hoje para qualquer ditadura. Eles podem e devem participar da política nacional, estadual e municipal e podem contribuir muito, mas que alcance essa condição nas urnas. São essas ideias reacionárias que fazem com que sejamos chamados nos países europeus de “país do samba, do futebol, da corrupção e da mulher nua.” São atitudes como estes numa linda tarde de domingo que nos fazem ser chacota nos países de Primeiro Mundo.  

5) Foi deplorável e humilhante assistir num final de  tarde ensolarada adentrando a noite de domingo “um gângster, um ladrão e um dos maiores corruptos deste país”(palavras dos deputados na hora do voto) presidir uma sessão histórica de impeachment da presidenta da nossa linda República. Pedi que meus netos e filhas se retirassem da sala. Queira Deus que com a sessão no Senado eu chamo meus netos, filhas, irmãos e sobrinhos para assistir uma aula de politização numa linda tarde de domingo.                                     (Jorge Kuster Jacob-professor de história e sociologia).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário