segunda-feira, 11 de abril de 2016

Prefeito de Cachoeiro conhece modelo de gestão de saúde em MG


Consórcio intermunicipal com sede em Betim é referência na área

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e presidente do Consórcio Público Região Polo Sul (CIM Polo Sul), Carlos Casteglione, esteve em Betim (MG) nesta quarta-feira (6) para conhecer a experiência da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paroapeba (Icismep) no atendimento de saúde de média complexidade, que é referência no país. 

O modelo de gestão mineiro possibilita a oferta de serviços como os de Prontos Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) - tanto infantil como adulto –, além de exames e consultas de especialidades (angiologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, por exemplo), por meio do consórcio de municípios daquela região. 

Dessa forma, os custos são distribuídos proporcionalmente entre os municípios e os usuários têm acesso facilitado ao atendimento especializado.

"Foi uma experiência bastante interessante e que certamente nos abre um horizonte de atuação, podendo ampliar a oferta de serviços e a qualidade deles. Atualmente, temos um sistema que funciona, mas que pode ser aperfeiçoado. Pode ser que consigamos superar, por exemplo, o desafio de ter que ir a Vitória para conseguir alguns tipos de atendimentos, já que o modelo proposto permite que seja feito em nossa cidade", avalia Casteglione.

A proposta é que os serviços de saúde ofertados por meio do consórcio sejam mantidos com verbas do SUS e repasses mensais das prefeituras consorciadas. É assim que funciona na região de Betim. 

"Os resultados são impressionantes. Vamos levar a experiência deles para debater com os municípios da nossa região, de modo a encontrar uma solução para toda a população envolvida em nossa área de atuação", destacou o prefeito.

O CIM Polo Sul é formado pelos municípios de Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, São José do Calçado, Vargem Alta, Guaçuí e Alegre.




Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário