terça-feira, 5 de abril de 2016

O PLANETA ÁGUA - texto de Jorge Kuster Jacob


Essa semana comemoramos o dia mundial da água. A Organização das Nações Unidas\ONU criou esse dia 22 de março de 1992. Se bem que todo dia é dia da água, ou de hora em hora, minuto a minuto.
Mas desde a pré-história a água faz parte da busca da humanidade pela própria sobrevivência. Só existe vida onde existe água. Todos os seres vivos dependem deste elemento para o seu nascer e assim manter se viva. Os coletores, caçadores e pescadores na pré-história já guerreavam pela sua posse.
Na Idade Antiga as ditas civilizações antigas eram denominadas “civilizações fluviais”. E foram essas civilizações que deram a base para a atual civilização mundial.  Aqui podemos citar o Rio Nilo que gerou a famosa frase “O Egito é uma dádiva do Nilo” de tão importante era esse rio para o povo do Egito. A antiga Mesopotâmia ( palavra que significa “região entre rios) tinha no Tigre e Eufrates as causas da sua existência. A civilização da Índia tinha nos rios Hindu e Ganges sua religiosidade e economia. A China nos rios Amarelo e Azul a sua razão de ser. O povo Hebreu, o povo de Deus tem no rio Jordão sua história.   
Na idade Média, especialmente nos feudos se desenvolveram importantes tecnologias de irrigação. Rios eram usados ou mudados seus cursos naturais para irrigar as plantações.
Na idade Moderna as grandes navegações trouxeram a dita civilização para a América e mais uma vez a água do mar com seus ventos e suas ondas foram determinantes.
E na Idade Contemporânea a sua grande Revolução Industrial move o moveu o grande estagio de melhoria da qualidade de vida que o planeta chegou. É a água que além de matar a nossa sede, alimentar nossa agricultura e pecuária ainda lava a nossa sujeira.
O nosso PLANETA DEVERIA SER CHAMADO DE PLANETA ÁGUA. Isso porque cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.
O nosso grande desafio é buscar novos métodos de economizar água, proteger nossas nascentes, recuperar as que mantamos, despoluí-las se desejamos sobreviver.                                  /                                                                                                             Jorge Kuster Jacob   

Nenhum comentário:

Postar um comentário