sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cooperativas Capixabas ampliam venda de café conilon para Cuba


             Desde 2005, Cuba importa café do Brasil, cerca de 9.000 toneladas ou 150.000 sacas por ano; praticamente tudo conilon. Cuba tem financiamento com recursos do governo brasileiro, através da CAMEX - Câmara de Comércio Exterior.

            A partir de 2012, colocou-se em prática a proposta que o café passasse a ser comprado de cooperativas constituídas predominantemente por agricultores familiares. Com isso o MDA/Ministério do Desenvolvimento Agrário enviou o Sr Victor dos Santos Rossi (Consultor da Cadeia Produtiva do Café – DGRAV/MDA) para acompanhar o Sr. Antonio Alemán Blanco, diretor geral da empresa CUBACAFÉ. Na visita ao Espírito Santo tiveram apoio e suporte da Delegacia Federal do MDA, através do Subdelegado Rafael Lima
 Da esquerda pra direita Lisetjaen, Mayra Rivero (Diretora Geral da CUBAEXPORT), Rafael Lima

(Subdelegado DFDA/ES) e Edimilson Calegari (Gerente Geral COOABRIEL)



             Como resultado, a COOPEAVI, sediada em Santa Maria de Jetibá/ES, foi habilitada como fornecedora de café ao governo cubano e exportou em 2013, 20.475 sacas de conilon tipo 06. Neste ano, a COOPEAVI fechou novo contrato com CUBAEXPORT de 48.000 sacas.

            No início de 2014, novamente o MDA acompanhou o Sr. Antonio Alemán nas visitas às cooperativas sendo que a COOABRIEL, com sede em São Gabriel da Palha, foi visitada pela primeira vez. Com isso, a COOABRIEL começou a preparar a documentação necessária para habilitar-se como fornecedora de café para Cuba. 

 Nesta quinta feira dia 06/11/2014 a Sra Lisetjaen e a Sra. Mayra Rivero, diretora da empresa CUBAEXPORT acompanhada por Rafael Lima, Subdelegado da DFDA/ES visitaram a COOABRIEL, onde foram recebidos pelo Gerente Geral Edimilson Calegari. A expectativa é de que a primeira exportação direta seja de 500 a 700 toneladas, de 7.812 a 10.937 sacas de café. Estima-se que nos próximos anos seja maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário