domingo, 16 de novembro de 2014

AGRICULTURA FAMILIAR EM CACHOEIRO

Na sexta feira, dia 14, estive no assentamento da Safra, Cachoeiro de Itapemirim, onde visitei dois empreendimentos ligados a agricultura familiar e que estão tendo o apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Fiquei por duas horas no assentamento.
Neste assentamento que possui 105 posses de dois alqueires cada uma.
Hoje vou apenas falar rapidamente sobre dois projetos que vi.
O primeiro é do casal Lucimar e Bibiana Neves, que possuem dois alqueires de terra, sendo um com café e o outro com pastejo rotacionado, onde com 15 animais estão com uma produção diária de 200 litros - todo transformado em queijos. O destino da produção: feiras, Alimentação Escolar e venda direta na porta de casa. O casal tem plano de eliminar o café e ampliar a produção leiteira.
O segundo projeto é uma unidade de uma associação de produtores de tilápia que produzem em suas unidades individuais e fazem a filetagem das tilápias em conjunto. A comercialização vem sendo feita nas feiras, restaurantes e na Alimentação Escolar.
Em tempo, estava acompanhado de Josean Castro Vieira - Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, José Valdemar Pin - do Movimento Educacional e Promocional do Espírito Santo, Marco Grillo - da Secretaria de Turismo do Estado- e Lucio Busatto- produtor do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante. Pela prefeitura estava o Secretário de Agricultura - José Arcanjo Nunes, Edlene Barros Gonçalves - Sub-Secretária, José Augusto Corteze - veterinário chefe do serviço de Inspeção Municipal - e Alessandra Albergaria - economista doméstica e gerente de agroindústria da Prefeitura.











Nenhum comentário:

Postar um comentário