sexta-feira, 28 de março de 2014

Saúde: 2,3 mil pessoas utilizam o serviço de remoção na Serra - ambulâncias


O objetivo é facilitar o deslocamento de pacientes do SUS
Denys Lobo
Cerca de 2,3 mil pacientes utilizam o serviço de remoção no município da Serra mensalmente. São beneficiadas as pessoas que realizam tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
Divulgação/ PMSO serviço pode ser solicitado pelo telefone 0800-0812-192
O serviço, prestado por meio da Central de Transporte Sanitário, da Secretaria Municipal de Saúde, funciona em caráter eletivo, ou seja, com agendamento prévio.  Ele tem como objetivo transportar pacientes que fazem algum tipo de tratamento continuado pela rede municipal, como, por exemplo, hemodiálise, câmera hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, consultas especializadas, curativos de grande porte, revisão de cirurgia, tomografia, ressonância magnética, entre outros.
Para solicitar o atendimento, é necessário morar no município e agendar o serviço com um período três a cinco dias úteis de antecedência. O atendimento é feito das 8 às 18 horas pelo telefone 0800-0812-192. No momento do agendamento é preciso ter em mãos os dados de identificação do paciente que será transportado, juntamente com os dias e horários que ele necessitará do serviço e o endereço e telefone de contato do local para onde o paciente será transportado.
Funcionando através de um novo modelo desde setembro do ano passado, o serviço de remoção sofreu alterações e desde janeiro aumentou em praticamente cinco vezes o número de transportados – passando de 500 em agosto de 2013 para cerca de 2,3 mil atendimentos por mês.
Os equipamentos e os veículos utilizados no transporte dos passageiros também receberam melhorias. Atualmente, a Central conta com 13 equipes realizando o serviço, sendo oito em ambulâncias de suporte básico e cinco em vans novas e com equipamentos de última geração.
“Todos os pacientes que solicitam o serviço de remoção da Central passam por uma avaliação. Existe uma equipe médica que faz a triagem dos casos mais importantes e que serão atendidos”, revelou a gerente de urgência e emergência, Denise Luz.
Emergências por meio do SAMU - 192
A Central de Atendimento Sanitário não realiza remoção em casos de emergências. “As situações de emergência ficam a critério do SAMU - 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que tem quatro bases distribuídas no município: na UPA de Serra-Sede, na UPA de Carapina, em Barcelona e em Nova Almeida”, completou Denise.
Além dos atendimentos eletivos e urgências de pequena gravidade, a Central de Transporte Sanitário também atende às seguintes situações: alta hospitalar (o assistente social do hospital solicita a remoção através do telefone), eventos apoiados pela Prefeitura de Serra e transferências para hospitais quando solicitadas pelas UPAs (Carapina e Serra) e Maternidade de Carapina.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 27/03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário