quarta-feira, 19 de março de 2014

Catálogo de vídeos capixabas será lançado em Mathilde no próximo dia 22, Alfredo Chaves


O site Panela Audiovisual, em pareceria com o Cineclube Ludovico Persici e a Prefeitura de Alfredo Chaves, irá lançar no próximo sábado (22), a partir das 19 horas, na Estação Ferroviária de Mathilde, em Matilde, um catálogo com produções cinematográficas realizadas no Estado do Espírito Santo no período de 1999 a 2014. A publicação, em formato E-book, intitulada 101 Filmes Capixabas, estará disponível para download gratuito no dia seguinte ao evento (23), no site www.panela.tv.

O trabalho é estruturado a partir do acervo aberto do site Panela Audiovisual, que mantém disponíveis vídeos de diversos gêneros, como documentário, ficção, animação, vídeo arte e videoclipe. As produções são de autoria de cineastas renomados e de diretores em ascensão que expõem histórias fantasiosas ou temas recorrentes no cotidiano do capixaba.

Segundo o coordenador do projeto, Luiz Eduardo Neves, “a proposta é que este inventário sirva como um instrumento da política de preservação do audiovisual local, ajudando, de forma concreta, o Estado a defender e preservar sua identidade, bem como sua riqueza artística  e memória histórica por meio da imagem e do som”.

O livro digital, além de um recorte catalográfico do cinema capixaba, trará análises sobre os vídeos do acervo e sobre o mercado cinematográfico do Estado. “O objetivo geral do E-book é ampliar os horizontes culturais desse material, contribuindo para a difusão da nossa cultura por meio da divulgação por meio eletrônico do talento de seus realizadores, equipes e elencos envolvidos”, complementa Luiz Eduardo.

O evento

Durante o lançamento presencial no dia 22 de março, será apresentado o conteúdo do catálogo e serão exibidos vídeos que estão inventariados na publicação, como, por exemplo, Galinha D’Angola (ficção), Congo de Roda D’Água (documentário), Igual À Vida (videoclipe), A Casa do Sítio e Suas Magias (vídeo arte) e Esta Noite Tem Peleja (animação).

Após a exibição de vídeos, Fabrício Miyakawa e a Mesa, atração musical premiada pelo edital de circulação de shows nº 13/2013 da Secult/ES, irá agitar ainda mais a programação do evento. Além disso, a Estação Ferroviária de Mathilde irá receber intervenções de vídeo mapping pelo VJ Juliano Serafim, proposta que também recebeu patrocínio da Secult através do edital nº 40/2013.

O Cineclube Ludovico Persici foi contemplado com o prêmio do edital n° 32/2013 da Secult/ES para Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo. Já o projeto 101 Filmes Capixabas foi comtemplado pelo edital nº 26/2013, que concedeu prêmios para realização de inventário, conservação e reprodução de acervos.

Primeiros passos

O distrito de Mathilde foi escolhido para sediar o lançamento do catálogo 101 Filmes Capixabas, pois a região foi residência de Ludovico Persici, que entrou para a história do cinema capixaba como o primeiro a produzir imagens em movimento no Estado. Mas ele fez mais do que registrar cenas do cotidiano da década de 20. Produziu o primeiro bang bang do Brasil usando uma câmera que ele mesmo inventou, utilizando peças de gramofone e de relógios velhos.

O cineasta capixaba nasceu em 1898, apenas três anos após a primeira exibição do Cinematógrafo dos irmãos Lumiére, em Paris.  Em 1895, o mundo assistia A chegada do trem na estação, um marco do cinema mundial. No interior do Espírito Santo, Ludovico repetiu a cena, filmando locomotivas, passageiros e estações de trem na década de 20.

Programação de vídeos:
Galinha D’Angola, ficção, de Daniel Salaroli;
Ilhas Cayman, ficção, de Gabriel Perrone;
Congo de Roda D’Água, documentário, de Juliano Serafim;
Ritmo e Poesia, videoclipe, de Luiz Eduardo Neves;
A Casa do Sítio e Suas Magias, vídeo arte, de Ianh Moll;
Esta Noite Tem Peleja, animação, de Wolmyr Alcantara e Felipe Gaze.

Outras atrações:

Show com Fabrício Miyakawa e a Mesa
Live Tattoo com o tatuador Márcio Villar
Vídeo Mapping do VJ Juliano Serafim

SERVIÇO:
Lançamento do catálogo 101 Vídeos Capixabas
Data: 22 de março (sábado)
Horário: 19 horas
Entrada: franca
Local: Estação Ferroviária de Mathilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário