sexta-feira, 14 de março de 2014

Em Cachoeiro Escolas terão recursos para projetos culturais

A escola Julieta Deps Tallon vai realizar oficina de pintura


Duas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim tiveram projetos aprovados no programa Mais Cultura nas Escolas, do governo federal. Cada uma delas receberá valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, conforme o número de estudantes matriculados, para o desenvolvimento das propostas que apresentaram, com o objetivo de ampliar as experiências culturais de estudantes e professores do ensino básico.

Os projetos cachoeirenses foram selecionados entre mais de 1.400 propostas de todo o país. Foram contempladas as escolas “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi, e “Monte Alegre”, da comunidade quilombola de mesmo nome, localizada no distrito de Pacotuba.

Os recursos serão repassados às escolas por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O valor deverá ser investido na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas da escola.

Os projetos, que serão desenvolvidos nas escolas neste ano, por no mínimo seis meses, foram selecionados em parceria entre os Ministérios da Educação e Cultura e elaborados pelas unidades de ensino com o apoio de produtores culturais interessados na realização das ações.
As duas escolas já atendem parte de seus alunos em tempo integral, com atividades culturais, esportivas e pedagógicas, a partir do programa Mais Educação.

Projetos
A escola “Julieta Deps Tallon” vai realizar uma oficina de pintura, coordenada pela artista plástica Ana Cláudia Souza. Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental vão aprender a produzir obras de arte usando, além das tintas, minerais presentes no mármore e no granito, riquezas naturais do município. Ao fim do projeto, as peças elaboradas serão apresentadas ao público em uma exposição na praça Jerônimo Monteiro, no Centro.

Na escola “Monte Alegre”, os alunos terão oficina de teatro. Vão aprender técnicas de interpretação e linguagem cênica e atuar na preparação e montagem de espetáculos, a partir de pesquisas e ensaios. O projeto, coordenado pela atriz Talita Miranda, prevê que os trabalhos sejam acompanhados pela coordenação pedagógica da escola, que indicará, de acordo com o plano de ensino, o norte a ser seguido, correlacionando os textos teatrais com os temas trabalhados em sala de aula. “Várias temáticas sociais poderão ser abordadas retratando conflitos e questões da realidade da comunidade”, pontua a artista.
Equipe de Jornalismo
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