quarta-feira, 13 de julho de 2016

Cachoeiro é referência nacional na compra da agricultura familiar



Cachoeiro de Itapemirim é referência nacional na compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Nesta semana, Priscila Diniz, representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está na cidade, se inteirando sobre o funcionamento do sistema na cidade, que desde 2009 investe mais do que os 30% mínimos exigidos pelo governo federal.

A gerente de Alimentação Escolar, Suellen Marinato, conta que o órgão federal fez um ranking das cidades que mais compravam da agricultura familiar no país. Cachoeiro de Itapemirim ficou entre os 10% mais bem sucedidos. Quando o assunto é estado, o Espírito Santo ficou em terceiro lugar. Dentre os municípios capixabas, os cachoeirenses são os que mais investem na aquisição de alimentos de produtores locais para prover as escolas.

Os resultados, segundo a gerente, estão sendo alcançados graças a uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Agricultura, que trabalham juntas para realizar o processo. Com ela, é possível garantir alimentos de qualidade, inclusive folhas, legumes e verduras, frescos, que garantem um prato diversificado e colorido.

“A representante viu, nas visitas que fizemos às escolas, nosso trabalho, que aposta em um prato com cinco cores diferentes, dentro dos ideais de alimentação saudável. As manipuladoras de alimentos das escolas também puderam conversar com ela e falaram que a chegada dos produtos da agricultura familiar às escolas diversifica o cardápio”, conta.

- Projetos educacionais reforçam trabalho

Além de pratos coloridos, os alunos das escolas municipais têm acesso a projetos, dentro das próprias unidades de ensino, que reforçam o interesse pela alimentação saudável, como self-services e até hortas, dentro das próprias escolas. A Secretaria Municipal de Educação apoia a prática e mantém uma equipe de nutricionistas no setor de Gerência de Alimentação Escolar para dar apoio às escolas no que tange a alimentação servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário