sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Começa Semana Mundial da Amamentação - em Guaçuí



Em Guaçuí, equipes percorrem unidades de saúde para sensibilizar quanto à importância do aleitamento materno. O evento celebra o Dia Mundial da Amamentação, comemorado nesta sexta (01)

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação

Para incentivar o aleitamento materno, começou nesta sexta-feira (01) a Semana Mundial da Amamentação. A programação em Guaçuí conta com palestras realizadas por médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo para orientar as gestantes e puérperas (mães no período pós-parto) quanto à importância desse gesto, que garante vários benefícios aos bebês, como a saciedade e a proteção à saúde da criança.
A iniciativa é da prefeitura de Guaçuí, por meio do Programa Viva Mulher e da Estratégia Saúde da Família (ESF). A ação teve início pela ESF do bairro Antônio Francisco Moreira, com uma palestra ministrada por nutricionista para gestantes e mães em fase de amamentação. A programação segue até a próxima sexta (08). As equipes multidisciplinares percorrem ESFs da sede e do interior do município, passando por unidades da área urbana e também pelos distritos de São Tiago e de São Pedro de Rates.

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entretanto, pesquisa do Ministério da Saúde realizada nas capitais brasileiras e no distrito federal revela que o aleitamento materno exclusivo ocorre, em média, durante apenas 54 dias. O objetivo do Dia Mundial da Amamentação, comemorado nesta sexta, é o combate à desnutrição infantil.

“O leite materno é um alimento completo, pelo fato de ter todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de nascimento, período em que a criança é muito vulnerável. Por isso, nessa fase, o bebê só precisa do leite materno, pois quando amamentado, recebe anticorpos da mãe. Com isso, a probabilidade dessa criança ter doenças como a obesidade ou o diabetes diminui, uma vez que a amamentação reflete na vida adulta. Por outro lado, práticas alimentares inadequadas nos primeiros meses e anos de vida podem estar relacionadas à morte de crianças, doenças infecciosas, respiratórias, excesso de peso, carências nutricionais (anemias e desnutrição)”, explica a enfermeira e coordenadora do Centro de Especialidades da Mulher, Juliana Borges.

Doação de leite materno

A data ainda reforça a relevância da doação de leite materno e da criação de bancos para receber, estocar e destinar o produto às crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães. O leite doado é encaminhado aos recém-nascidos, muitos deles prematuros, internados no Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim, onde existe o Banco de Leite que é referência para a região.

Para doar leite em Guaçuí, basta procurar a Centro Referência em Saúde da Mulher, ao lado da Santa Casa, no bairro Quincas Machado, de segunda a sexta-feira, da 7h às 11h e de 13h às 16h. A equipe vai até a casa da mãe doadora para orientar sobre o procedimento correto para a coleta e armazenamento do leite. “O número de doações está muito baixo. Precisamos muito da colaboração das mães que estão amamentando”, comenta a enfermeira Juliana Borges.

Também estão em baixa quantidade os recipientes para armazenamento do leite. Para doar potes de qualquer tamanho, procure o Centro de Referência em Saúde da Mulher. Os recipientes precisam ser de vidro com tampa de plástico. A esterilização é feita pela equipe de saúde.

Confira a programação da Semana Mundial da Amamentação em Guaçuí!
Sexta-feira (01)
Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Antônio Francisco Moreira
8h
- Palestra com nutricionista
- Café da manhã
Segunda-feira (04)
ESF de São Tiago
8h
- Sala de espera com enfermeira
- Café da manhã
ESF Dr. Abelha I e II (Caic)
14h
- Sala de espera com enfermeira
- Café da tarde
Terça-feira (05)
Centro de Especialidades “Vovó Niquinha” (Saúde da Mulher), bairro Quincas Machado, ao lado da Santa Casa
7h30
- Sala de espera com enfermeira
- Depoimento de médica sobre a importância do aleitamento e da doação de leite materno
- Café da manhã
Quarta-feira (06)
ESF do bairro Manoel Monteiro Torres
7h30
- Sala de espera com psicóloga
- Café da manhã
ESF do bairro Vale do Sol
9h
- Sala de espera com nutricionista
- Café da manhã
ESF do bairro Balança
14h
- Sala de espera com enfermeiros
- Café da tarde
Quinta-feira (07)
ESF de São Pedro de Rates
8h
- Sala de espera com enfermeiras
- Café da manhã
Sexta-feira (08)
ESF do Centro, na rua dos Correios
8h
- Sala de espera com nutricionista e dentista
- Café da manhã

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário