sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dia da Amamentação: prefeitura orienta gestantes de Viana

Texto: Júlio Palassi / Foto: Divulgação 01/08/2014 - 13:00 h

                      Neste 1º de agosto, Dia dedicado à Amamentação, Viana tem um bom motivo para comemorar: o serviço Dia da Gestante, iniciativa que orienta as grávidas e as puérperas (mulheres que deram a luz recentemente) do município para garantir a saúde de seus bebês. O serviço é disponibilizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e oferecido em todas as unidades básicas do município.
                   “Com este serviço, os Programas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente buscam dar a estas mulheres maior apoio na gestação e durante os dois primeiros anos de vida da criança”, explicou a enfermeira Araúna Rocha Silva, referência técnica municipal do Programa de Saúde da Mulher. De acordo com a enfermeira Maria José Demuner Batista, referência técnica do programa municipal da Saúde da Criança e Adolescente, a amamentação é uma atividade utilizada por todas as mães acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, e, por isso, se deve ter um cuidado e uma atenção especial na relação mãe e bebê.
                     “O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros elementos necessários para o seu completo e correto desenvolvimento, principalmente na diminuição de infecções do aparelho respiratório durante o período neonatal. O leite materno contém ainda substâncias, tais como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças como cárie dentária. Proteção imunológica e antialérgica”, explicou.
O programa que atende as gestantes e puérperas em Viana ganhou o nome de Dia da Gestante e inclui outros serviços para garantir a saúde de mãe e bebê. O serviço atende uma vez por mês com as seguintes atividades: orientações quanto à alimentação da gestante; cuidados com o recém-nascido; a importância do pré-natal; a puericultura; o cartão de vacina; registro do nascimento; exame do pezinho; exame da orelhinha; exame de acuidade visual, amamentação e higiene bucal.
O dia e o horário de atendimento são indicados pelas unidades. Segundo o secretário municipal de Saúde, Joilson Broedel, um dos intuitos do Dia da Gestante é o de aumentar o número de grávidas captadas precocemente para realizar o pré-natal, que seria com até 120 dias de gestação; aumentar e melhorar a qualidade de acompanhamento das crianças pela equipe de saúde, de forma a dar mais apoio para as mães que muitas vezes possuem dúvidas simples ou complexas e que podem ser sanadas na ação.
                      “Outro aspecto interessante é o acompanhamento das gestantes e puérperas de uma forma diferenciada da que já é praticada nas unidades de saúde, pois são abordados temas do cotidiano de cada uma e a troca de experiências é estimulada pela equipe de saúde de forma a ampliar os horizontes delas”, destacou.
                      Exames
                    A Prefeitura de Viana garante às gestantes do município os seguintes exames: Hemograma completo; Grupo Sanguíneo e Fator Rh; Sorologia para Sífilis (repetido próximo à 30ª semana); Glicemia em jejum (repetido rastreamento entre a 24ª-28ª semana); glicemia jejum próximo à 30ª semana; se glicemia de jejum = 85 solicitar TTG com 75g de glicose; EAS (repetido próximo à 30ªsemana); Urocultura (repetido próximo à 30ªsemana); Sorologia anti-HIV, com consentimento da paciente após o “aconselhamento pré-teste” (repetido próximo à 30ª semana); Sorologia para toxoplasmose (IgM e IgG): repetido trimestralmente se a gestante for susceptível; Sorologia para rubéola IgG, IgM conforme o caso; Sorologia para Hepatite B (HBsAG). Saiba a importância do aleitamento materno, segundo a enfermeira Maria José Demuner Batista, referência técnica do Programa da Saúde da Criança e Adolescente de Viana AMAMENTAÇÃO
                      O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros elementos necessários para o seu completo e correto desenvolvimento, principalmente na diminuição de infecções do aparelho respiratório durante o período neonatal.
                               O leite materno contém ainda substâncias, tais como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças como cárie dentária. Proteção imunológica e antialérgica. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê. O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula também o padrão respiratório nasal do bebê. Além do mais, o leite materno tem a vantagem de ser facilmente digerido, muito prático, pois está sempre pronto, e econômico, pois não necessita de ter esterilizador, mamadeiras ou leite em pó. Para a mãe também traz muitas vantagens, tais como: uma maior segurança; queima calorias de modo a ser mais fácil voltar ao seu peso normal; o útero regressa mais rapidamente ao seu tamanho normal; protege-a da osteoporose, do cancro da mama e do ovário.
                             A IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO * Colostro - Nome do primeiro leite materno (até ao sexto dia após o parto). É um leite muito rico em proteínas, sendo de cor amarelada. Confere ao bebê a primeira proteção imunitária. * “Descida do leite” - Passagem do colostro para leite maduro. Este é produzido em maior quantidade. Tem uma coloração mais esbranquiçada. * Composição do leite – Este varia durante a mamada: no início é mais rico em água e, após mais ou menos 5 minutos, fica mais rico em matérias gordas, de modo a saciar o bebê. É por isso que se deve esvaziar primeiro uma mama antes de se passar para a outra.
Ouvidoria da Prefeitura de Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário