sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Passageiros já economizaram R$ 1 milhão com tarifa única em Cachoeiro


Sistema permite viagens mais rápidas e reduz superlotação

A integração do transporte coletivo já gerou economia de mais de R$ 1 milhão para passageiros em Cachoeiro de Itapemirim. O sistema permite que o usuário do serviço embarque em mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, dentro do tempo de limite de 60 minutos. Mais 11 bairros terão linhas integradas a partir de segunda-feira (1º).
Ao operar com linhas radiais (bairro-Centro-bairro), a integração possibilita viagens mais rápidas. De acordo com a Agersa, agência municipal que regula o transporte coletivo, nos bairros já atendidos foi possível resolver os problemas de descumprimento de horários e de superlotação, uma vez que o itinerário dos ônibus foi reduzido pela metade.

Outra vantagem do sistema é que cada ponto de embarque e desembarque funciona como um terminal virtual, o que é possibilitado pela bilhetagem eletrônica. Não é preciso que o usuário se dirija ao Centro para poder embarcar em outro coletivo.
Além disso, os passageiros podem construir as suas viagens, não ficando restritos aos itinerários das antigas linhas. “Hoje, por exemplo, os moradores do bairro São Geraldo que querem ir ao bairro BNH precisam pagar outra passagem. A partir de segunda-feira (1), com a linha integrada, eles poderão ir não somente ao BNH, mas para qualquer outro ponto da cidade atendido pelo transporte coletivo, sem pagar outra passagem”, explica o diretor de fiscalização de transporte da Agersa, Kleber Paiva.
Além do São Geraldo, serão contemplados com a integração, a partir da próxima semana, os bairros Agostinho Simonato, Amarelo, Alto Eucalipto, Caiçaras, Alto Monte Cristo, Paraíso, IBC, Nossa Senhora da Penha, Parque Laranjeiras e Recanto.
Equipes de auditores fiscais de transportes estão nesses bairros para facilitar o cadastro de pessoas para confecção do cartão de bilhetagem eletrônica. Ele credencia o usuário aos benefícios da integração, é gratuito e não há limite mínimo para recarga.
Mobilidade
Já operam com as linhas radiais integradas os bairros Bela Vista, Costa e Silva, Zumbi, Alto Zumbi, Novo Parque, Gilson Carone, IBC, BNH, Valão, Vila Rica, Praça da Bandeira, São Luiz Gonzaga e Coronel Borges. Em um ano, o benefício da tarifa única foi utilizado 500 mil vezes pelos passageiros.

“Uma das ações do plano municipal de mobilidade urbana Cachoeiro em Movimento, a integração é um importante passo na construção do novo modelo do transporte coletivo da nossa cidade, que será consolidado a partir da licitação do serviço, em 2015”, destaca o prefeito Carlos Casteglione.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário