A piscicultura vem expandindo em Alfredo Chaves. Segundo o Incaper local, cerca de 80 toneladas anuais de tilápias são produzidas em terras alfredenses. Um recente investimento vem do distrito de São Bento de Urânia. Na propriedade de Rafael dos Anjos Goltara, ele tem o negócio como carro chefe na renda familiar.
Há cerca de quatro anos Rafael e sua mãe Dona Joana Goltara estão investindo na produção. Em 27 tanques, hoje apenas dez em produção, a família tira o sustento com a comercialização do peixe processado. Conforme Rafael, são vendidos cerca de 350 kg de filé e 200 unidades de bolinhos de peixe todo mês.
Antes a propriedade cultivava café, inhame e tomate. “Essas culturas eram muito caras e precisavam de muita mão-de-obra, que é difícil de encontrar na região”, disse Goltara, que viu a oportunidade mais lucrativa e aproveitou para se capacitar. “Fiz um curso e estamos nos adequando ao mercado, pois a cada momento surgem novas demandas e técnicas de manuseio”, comentou.
Um diferencial na produção da família está no sistema de congelamento. A técnica é empregar apenas 1,5%de gelo ao produto, no sistema convencional chega a 6%, com essa redução, o peixe processado ganha mais qualidade no sabor e facilita na hora do preparo na cozinha. “Só entregamos o produto processado, em filé, o cliente não quer ter trabalho, quer um produto prático e com qualidade”, enfatiza o produtor.
A família também comercializa o produto no sítio, o filé a R$ 17,00 Kg e o bolinho a R$ 10,00, um pacote com trinta unidades.
Telefone: (27) 3288-4306 / (27) 99841-3821.
Dirceu Cetto
27 99965-1806
Nenhum comentário:
Postar um comentário