Prevenção da diabetes e cuidados com a saúde ocular são os focos da ação do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha, em sete unidades de ensino da Região V do município . Mais de cinco mil alunos serão beneficiados com testes de acuidade visual e glicemia, que visam identificar agravos na saúde dos alunos que prejudicam o desenvolvimento escolar.
As unidades beneficiadas são as creches Terezinha Pagotti, em Ulisses Guimarães; Sarah Victalino Gueiros, em Barramares; Profª Normília da Cunha Santos, em Terra Vermelha; Sultany Nader Valladares, em 1º de Maio e as escolas de ensino fundamental Deolindo Perim, em Ulisses Guimarães; Profº Darcy Ribeiro, em Morada da Barra e Dr. Tuffy Nader, na Barra do Jucu.
Nesta semana, a ação ocorre na Umef Deolindo Perim. Já na próxima semana, são os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Umef Profª Darcy Ribeiro que recebem os cuidados na saúde ocular. As outras unidades vão receber o projeto nos próximos meses.
Como funciona - De acordo com a coordenadora do PSE, Laura Coutinho, na primeira etapa da ação os alunos passam por uma triagem para identificar se eles têm algum problema visual. Percebido o problema, os estudantes são encaminhados para consultas oftalmológicas e de glicemia. Toda a ação surgiu de uma parceria entre a Clínica de Olhos Albert Sabin (Coas) e Lions Clube Glória, que cedem os equipamentos para os testes e os médicos para as consultas.
A coordenadora explica ainda que a glicemia é medida porque o diabetes, que pode ser detectado no teste, está diretamente envolvido com as alterações oftalmológicas. A chamada retinopatia diabética apresenta sintomas como visão borrada e dificuldade de refração e as complicações envolvem diminuição da acuidade visual e visão turva.
“Se identificarmos a possibilidade de diabetes, o aluno também será encaminhado a uma unidade de saúde para avaliação profissional”, afirma Laura Coutinho.
Projeto – A ação é um pacto entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha e o Governo Federal dentro do Projeto Olhar Brasil, que se propõe a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública.
No Brasil, cerca de 30% das pessoas com alguma deficiência na visão têm entre seis meses e 10 anos de idade, que representa aproximadamente cinco milhões de crianças com alguma doença nos olhos.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação
Cibele Alves/ Daniella Sanz Ramos
Tels: 3389-9979/ 9 9854-8566
Daniella Sanz Ramos
SEMED / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3389-9979
www.vilavelha.es.gov.br
SEMED / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3389-9979
www.vilavelha.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário