visa à disseminação da literatura no interior do Brasil
“O livro vai e volta. O conhecimento sempre fica”. É sob esse lema que será inaugurado no próximo sábado (12), a partir das 15h, em Burarama (distrito de Cachoeiro de Itapemirim – ES), o projeto Biblioteca Estante Livre. Este é o pontapé inicial de uma ação inédita no Brasil, mas antenada com o que já vem acontecendo ao redor do mundo. Trata-se de uma biblioteca diferente: nela, os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que a obra possa ser lida por outras pessoas.
O objetivo principal é fazer circular a literatura por lugares que pouco têm acesso aos livros, principalmente no interior do Brasil. Os moradores de Burarama (que conta com 600 habitantes na área central e um total de dois mil contando a zona rural) o acesso ao livro é basicamente para quem estuda nas escolas do local. Para mudar essa realidade, a Biblioteca Estante Livre será instalada na praça central do lugarejo. A Estante que se integra ao ambiente local é hermética, capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.
No dia da inauguração do projeto, na praça José Gava, haverá diversas atrações culturais que envolvem toda a comunidade, que abraçou a causa desde o início. Experiências internacionais indicam que, quanto mais diversificadas as temáticas abordadas pelos livros, maior a aceitação do projeto por parte da comunidade. Para estreitar ainda mais essa relação, moradores do local foram sensibilizados pela iniciativa, sendo alguns escolhidos como padrinhos e madrinhas do projeto.
Acesse os sites da Biblioteca Estante Livre
Como participar
A Biblioteca Estante Livre é gratuita e sem intermediários. A população pode escolher o livro que desejar sem avisar a ninguém ou preencher qualquer tipo de ficha. Na parte de baixo da Estante estarão os livros infantis. Acima deles, os juvenis. E mais perto do teto, os livros técnicos sobre agricultura e os romances. O leitor não tem tempo determinado para permanecer com o livro. Assim que terminar de ler, deve retornar o livro à estante para que outras pessoas tenham a oportunidade de leitura.
Além de prover a Biblioteca Estante Livre para o distrito de Burarama, o projeto também contará com oficinas de formação voltadas para o público infanto-juvenil.
A oficina “A internet na minha vida”, será ministrada por Paula Falcão, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com público alvo de jovens e capacidade para 30 estudantes, a oficina tem a intenção de apresentar aos estudante novas formas de narrar a própria história por meio das novas tecnologias como celulares e internet. A oficina será realizada em dois dias, quinta e sexta-feira (10 e 11 de abril), às 14h.
Já a oficina “A Minha Poesia” tem o público infantil como alvo. Ministrada por Lívia Corbellari, estudante finalista do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a oficina irá apresentar com mais detalhes o mundo da poesia para as crianças. Após a apresentação de diversas poesias, explicando como se dá a construção de uma, as crianças serão incentivadas a criar o seus próprios caderninhos artesanais com seus poemas. Essa oficina também terá duração de dois dias, quinta e sexta-feira, a partir das 8h.
Este projeto é uma realização do Lab.Muy - Arte y Cultura Digital, por meio do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura. A produtora está em busca de parceiros para aplicação em novas localidades.
Serviço
Lançamento da Biblioteca Estante Livre
Quando: Dia 12 de abril, a partir das 15h
Onde: Praça José Gava, Burarama, Cachoeiro de Itapemirim-ES
Mais informações:
Informações para a imprensa
Paula Falcão
(27) 9-9995-0844
Nenhum comentário:
Postar um comentário