A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) promoveu na tarde desta terça-feira (25) uma reuniãopara análise e escolha das obras didáticas distribuídas nas escolas da rede pelo Programa Nacional doLivro Didático (PNLD). Nesse processo foram escolhidos os livros didáticos para os anos finais doensino fundamental – 6º ao 9º ano – referente ao triênio de 2014 a 2016. A novidade é a inserção demateriais tecnológicos, que visam complementar o aprendizado dos alunos.
Durante o evento, representantes das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) e das 78secretarias municipais de Educação, tiveram a oportunidade de conhecer e discutir princípios didáticospedagógicos que norteiam o programa, bem como a sistematização de escolhas dos livros, divididosem dois tipos.
O tipo 1 é composto de oito volumes, sendo quatro livros do aluno e quatro manuais do professor e,para a coleção de Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol) também acompanha o CD em áudiode cada volume.
Já o tipo 2 tem a mesma composição, porém os respectivos objetos educacionais digitais –DVDs -serão enviados às escolas para reprodução e distribuição a professores e alunos.
“Essa é a grande novidade deste ano. Vale lembrar que os materiais tecnológicos servem apenas paracomplementar os conceitos evidenciados em sala de aula. É importante que os professores analisemse a escola realmente possui aparelhos apropriados que possibilitem fazer o uso desses materiais”,destacou coordenador estadual dos programas do livro, Wallace Manoel Hupp.
Os materiais digitais possuem infográficos de mapas, ilustrações ou fotos; jogos eletrônicos, cujoobjetivo da interação envolve completar uma tarefa, vencer um desafio com a temática abordada;simuladores da visualização do corpo humano de maneira detalhada; hipermídia que alia texto,grafismo, som e música; e audiovisual com filmes, trechos de programas de TV até produçõesespecificamente realizadas pelos autores/editores dos livros didáticos.
Para Marilza Ferreira Soares, da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, osmateriais irão possibilitar ainda mais o aprendizado em sala de aula, de maneira diferenciada einterativa. “As chances dos alunos aprenderem são bem maiores, pois agora além de se informarem,também vão poder visualizar os conteúdos lecionados.”, destacou.
“Atualmente, trabalhar com uma aula interativa faz toda a diferença, prende a atenção do aluno.Experiências lúdicas realizadas em conjunto trazem melhores resultados”, acrescentou Roseli Azevedo,da SER de Cachoeiro de Itapemirim.
Ao todo serão distribuídos 841 livros para as escolas da rede estadual. A escolha dos exemplaresacontecerá entre os dias 02 e 12 de agosto pelo site do Fundo Nacional de Desenvolvimento daEducação (FNDE) – www.fnde.gov.br – por meio da guia Sistemas, sequenciada pela opção Sistemado Material Didático (SIMAD).
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário