O Programa Capixaba de Crédito Produtivo (Creditar), socialmente, é uma iniciativa estratégica em se tratando em politica pública de concessão de crédito produtivo e orientado. O programa atua em comunidades de vulnerabilidade social com concessão de crédito de R$ 1 mil e facilidade na disponibilidade do crédito. Desde o início de sua atuação, no final de 2011, ainda como projeto piloto, disponibilizou mais de R$ 730 mil em crédito produtivo destinado a moradores dos aglomerados do Programa Estado Presente.
O Creditar, que faz parte das ações de redução à pobreza do Governo do Espírito Santo, é uma ação em parceria entre o Bandes, gestor do programa, Banestes, Sebrae/ES e a Agência de Desenvolvimento das micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), além dos Bancos Comunitários e Prefeituras Municipais. O Creditar tem o propósito de dar ao microempreendedor, em especial de bairros carentes, a oportunidade de acesso ao recurso necessário para investir em seu próprio negócio.
Já são 750 beneficiados com o programa dando oportunidade de crédito ao cidadão, que está começando seu próprio negócio, bem pequeno, ou dando uma oportunidade para o cidadão dar uma guinada no pequeno negócio que já tem.
Com o Creditar, o cidadão pode solicitar o microcrédito, por meio das prefeituras e associações sociais que aderiram ao programa ou através do banco comunitário mais próximo da sua casa, e pagar em até dois anos, com juros bem abaixo dos praticados no mercado e em bancos comerciais.
A linha de financiamento do Creditar tem juros de 0,64 % ao mês e o valor pode ser pago em até 24 meses. Até maio, 750 contratos foram assinados em diversos municípios capixabas, levando desenvolvimento e geração de renda a comunidades carentes e mudando a vida de empreendedores que não teriam acesso ao sistema financeiro tradicional.
Informações à imprensa Assessoria de Comunicação do Bandes Bárbara Deps Bonato Tel.: 3331-4352/9945-5907 barbarabonato@bandes.com.br Leonardo Fernandes Iannone Tel.: 3331-4322/9910-4444 leonardo.iannone@bandes.com.br Texto: Wilson Igreja www.facebook.com/bandesonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário