O projeto ‘Coordenadores de Pais’ conseguiu bons resultados em todos os quesitos. Implantado em 2012 em 15 escolas da região do Estado Presente, a ação busca evitar a incidência da evasão escolarde maneira a reduzir a quantidade de faltas escolares dos alunos.
Esses resultados são significativos para a educação. Dos alunos atendidos, 711 (61%) melhoraram ocomportamento, 634 (55%) tiveram melhor desempenho escolar, 1.022 (69%) reduziram as faltas e 356 (46%) que estavam vulneráveis à evasão retomaram os estudos.
Para este ano, a proposta é levar o projeto para todas as escolas da região, totalizando 32 unidadesde ensino atendidas. No entanto, o Governo está em busca de novas parcerias para financiamento.
O projeto ‘Coordenadores de Pais’ é uma ação realizada em parceria com a Fundação Itaú Social econta com o apoio da Fucape e Movimento Espírito Santo em Ação (ES em Ação). O projeto segue aexperiência que foi desenvolvida pela Fundação na Zona Leste de São Paulo.
A coordenadora Ivanete Carvalho Xavier, atuante na Escola Estadual, Saturnino Rangel Mauro, nobairro Nova Rosa da Penha I, Cariacica, conta que é gratificante ver os benefícios que o projeto temtrazido para os bairros em que atua. “Percebemos como o projeto tem ajudado muitas famílias aparticipar mais da escola, vivenciando o desempenho dos filhos. E a existência deste profissional fazcom que essa interação escola/família, seja um ponto primordial para a redução da evasão escolar”,explica.
Ivanete que iniciou o trabalho como Coordenadora de Pais em outubro do ano passado atua em cincobairros de Cariacica: Vila Progresso, Padre Matias, Nova Esperança e Nova Rosa da Penha I e II.
Moradora do bairro Nova Rosa da Penha II há 30 anos, ela revela que por ser moradora antiga naregião facilita ter um contato mais próximo com as famílias dos alunos. “Conheço a maioria dasfamílias dos estudantes, isso ajuda a entender as peculiaridades e necessidades de cada uma”,ressaltou.
Durante as ações educativas, os coordenadores de pais realizam visitas a casas de alunos,desenvolvem atividades nas escolas de atuação, que resultam na melhora do desempenho escolar eacompanham a frequência dos estudantes em ambientes pedagógicos.
De acordo com a coordenadora estadual do projeto e atuante na Secretaria de Estado da Educação(Sedu), Alaíde Schinaider Rigoni, o projeto funciona como estratégia para o desenvolvimento de umaforma sistematizada de aproximação da escola com a família.
“Trazer as famílias para o convívio escolar tem permitido incluí-las e integrá-las ao contexto deeducação formal, a fim de assegurar a qualidade da educação proposta pela escola e, ao mesmotempo, formar uma consciência responsável, compreendida como um direito e um devercompartilhados por ambos os segmentos”, revelou Alaíde.
Segundo Alaíde, foram registrados no processo de acompanhamento, relatos de professores,pedagogos e diretores, com afirmações de que a intervenção dos Coordenadores de Pais temresgatado alunos em situações de risco pessoal e social, de abandono intelectual, de mauscomportamentos, ou seja, situações que ameaçam a permanência e o sucesso dos alunos na escola.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário