Para reduzir a criminalidade no Estado, o Governo do Espírito Santo tem investido na contratação de novos policiais. Desde 2011, mais de 2.100 servidores da segurança ingressaram nas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. A previsão é que mais 3.393 servidores ingressem nas corporações até o final de 2014.
A meta faz parte das ações do Programa Estado Presente, lançado em 2011, que tem como meta levar segurança e o cuidado social para comunidades em vulnerabilidade social. A maior oferta de vagas foi destinada para a Polícia Militar a fim de aumentar a ostensividade nas ruas. Atualmente, o concurso público com 1.100 vagas para soldado combatente está na reta final. O curso de formação desses militares tem previsão para iniciar no segundo semestre deste ano.
A maior oferta de vagas foi destinada para a Polícia Militar a fim de aumentar a ostensividade nas ruas. Mais de mil soldados ingressaram na Corporação no mês de junho, após participarem do último concurso público oferecido pelo Governo do Estado. O treinamento terá a duração aproximada de seis meses, com estágio prático previsto para o mês de dezembro a fim de reforçar o policiamento durante o verão.
O secretário de Segurança Pública, André Garcia, ressalta a importância em readequar os quadros de servidores das polícias para garantir mais segurança nas ruas e agilizar os processos da polícia judiciária.
“Estamos readequando os quadros das polícias com a contratação de novos policiais. Também está prevista a publicação de edital que irá oferecer mais 2.100 vagas para a Polícia Militar. Serão 1.600 vagas para soldado combatente e mais 500 para cadastro de reserva. O aumento do efetivo policial irá reforçar a ostensividade nas ruas. Essa ampliação também vale para a Polícia Civil. Contratamos novos delegados, escrivães, peritos, investigadores e agentes de polícia para agilizar os processos investigativos e a conclusão de inquéritos policiais. Todas essas ações visam reduzir os indicadores de criminalidade tendo como meta as ações do Programa Estado Presente”, diz o secretário.
Para 2013, o Governo do Estado também oferece 113 vagas para a Polícia Civil e cerca de 80 bombeiros iniciarão o curso de formação ainda este ano. A presença policial é uma medida importante para a prevenção de crimes.
Capacitação e integração com a comunidade
A formação e capacitação periódica de policiais para o atendimento da população é outro fator importante. O comandante da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Edmilson dos Santos, ressalta que a Corporação está investindo em treinamento. “Além do curso de formação, temos capacitado periodicamente os nossos policiais para que a qualidade do atendimento prestado tenha reflexo na população. Vamos intensificar ainda mais os cursos de aperfeiçoamento destinado aos nossos militares, porque acreditamos que esse aprendizado precisa ser contínuo”, diz o comandante;
Integração com as comunidades para adaptar e reformular o policiamento em diversos bairros é outra medida que tem sido intensificada pela PMES, especialmente nos aglomerados do Estado Presente. “Precisamos da participação popular para aplicarmos o policiamento de acordo com a necessidade de cada região. Ouvimos os moradores e, com isso, ganhamos a confiança e otimizamos o atendimento para aumentar a sensação de segurança da população”, conclui Edmilson.
Agilidade no atendimento
Na Polícia Civil a contratação de novos policiais tem propiciado mais agilidade no atendimento de ocorrências e na investigação da Polícia Judiciária. Plantões 24 horas foram implantados em diversas delegacias do Estado, entre elas, unidades do interior como Venda Nova do Imigrante, Alegre, São Mateus, Itapemirim, Guarapari, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares e Aracruz.
A Delegacia da Mulher, em Vitória, também funciona em regime de plantão 24 horas. Casos que envolvam violência doméstica são atendidos por profissionais especializados nesta área. Todos os investimentos fazem parte das ações de redução da criminalidade.
Para o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, o Estado Presente é um programa completo que vai além da politica de segurança publica. “O programa tem demonstrado, desde sua implementação, que com o processo de integração das instituições publicas o Espírito Santo poderá alcançar os resultados esperados no âmbito da inclusão social e da cultura da paz”, finalizou.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesp Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Natália Magalhães Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-9928 / (27) 3636-1535 (27) 9961-0214 / (27) 9901-9862 / 9846-1111 E-mail: gustavo.tenorio1@gmail.com / sesp.ascom@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário