Com o objetivo de levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violênciae criminalidade o Governo do Estado lançou há dois anos o Programa Estado Presente. O objetivo éconcentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania,esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades deemprego e renda.
Com o trabalho feito em parceria com diversas secretarias e autarquias do Governo, esse objetivo vemsendo alcançado. Visto que as ações que vem sendo realizadas nas regiões de alta vulnerabilidadesocial tem alcançado elevados índices na redução da violência.
A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) é umas das parceiras do programa, e há um anoimplementou cinco Núcleos de Inclusão Musical da Região Metropolitana da Grande Vitória, queatendem a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco social.
As regiões/escolas que são atendidas pelo programa são: Escola Mário Gurgel, em Terra Vermelha, Vila Velha; Ewerton Montenegro em Nova Bethânia, Viana; Escola Zaira Manhães de Andrade, em Nova Rosa da Penha I, Cariacica; Escola Vila Nova de Colares, em Vila Nova de Colares, na Serra; eEscola Elza Lemos Andreata, no bairro São Pedro, em Vitória.
As ações só estão sendo possíveis por meio de uma parceria entre a Fames, a Secretaria de Estadoda Cultura (Secult) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
O diretor da Fames, Erlon José Paschoal, fez questão de apontar dados importantes dos Núcleos, “até o momento, foi realizado um investimento de, aproximadamente, R$ 800 mil com pessoal e compra de mais de 1600 instrumentos, tendo ultrapassado a marca de 3.000 pessoas diretamente beneficiadas com o ensino da música, e 15 apresentações dos grupos musicais formados nas escolas”, ressaltou.
Erlon comentou, ainda, sobre a importância da música como elemento transformador. “A arte e a música têm uma força transformadora do cidadão e da convivência social, e sem dúvida contribuirão para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e de um cidadão mais completo”.
Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação da Fames Daniela Ramos / Zu Coelho daniela.ramos@fames.es.gov.br / zu.coelho@fames.com.br 3636-3611
Nenhum comentário:
Postar um comentário