Programas que ofereçam um subsídio a mais na educação são necessários para alcançar bons resultados. Pensando desta forma, é que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), tem investido muito nesse modelo de ação em todas as regiões do Estado e com uma atenção especial às áreas de vulnerabilidade social dos aglomerados do Estado Presente.
Um deles é o Ensino Médio Inovador (ProEmi) uma iniciativa estratégica desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Sedu para reestruturar os currículos do Ensino Médio. O ProEmitem como finalidade apoiar e fortalecer a criação de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo do estudante na escola por meio da inserção de práticas que tornem o currículo mais dinâmico. Ao todo, mais de 22 mil alunos da rede pública estadual são atendidos no Estado.
Uma das Escolas atendidas pelo ProEmi é a Escola Clóvis Borges Miguel, que fica no município da Serra. A diretora Claudete Nascimento Radaelli disse que o Programa é uma forma de atender as necessidades dos estudantes, no sentido de ampliar e fortalecer o conhecimento para os futuros exames. “Até o momento estamos ampliando o programa para a disciplina de Matemática, mas estamos nos organizando para ampliar também para as demais disciplinas”, explica a diretora.
É necessário lembrar que 36 alunos da Escola Clóvis Borges Miguel foram aprovados no VestUfes2013, um marco significativo para toda a unidade escolar e um sinal de que esses investimentos estão tendo retorno.
Já o Pré-Enem tem o intuito de preparar os alunos da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que agora chegou a todos os municípios. Até o ano passado, as escolas tinham autonomia para decidir se realizariam a preparação e apresentavam um projeto com sua proposta e, desta maneira, o atendimento em 2012 foi feito em 24 municípios. A partir deste ano, a oferta foi ampliada para os 78 municípios e irá contemplar 11 mil alunos que aderiram ao projeto.
Outra ação é o ‘Entre Jovens’ um Projeto de Apoio à Aprendizagem para estudantes da 1ª série do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática, que contribui para a diminuição dos índices de evasão e reprovação. Em 2012 foi implantado nas escolas das regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Carapina, Cariacica e Vila Velha. Neste ano está sendo ampliado para as regionais de Barra de São Francisco, Guaçuí e São Mateus. E em 2014, para as regionais de Afonso Cláudio, Linhares, Nova Venécia e Colatina.
Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário