Buscar formação profissional, melhores condições para ingressar no mercado de trabalho eaprendizado são objetivos de quem inicia um curso de qualificação profissional. Para atender àdemanda, o Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia,Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) criou em 2011 o Programa de Formação Inicial eContinuada (Profic) e, em 2012, o Qualificar-ES como estratégia de atuação do Programa EstadoPresente na área do trabalho.
O Profic atua na prevenção e na redução da criminalidade e dos fatores de vulnerabilidade social pormeio da formação profissional. O programa atende as demandas de Formação Inicial e Continuada(FIC) nos bairros dos aglomerados do Programa Estado Presente, considerando a vocação local dascomunidades e o mercado de trabalho, para gerar oportunidades de emprego e renda. Além daformação profissional, são oferecidas aulas de cidadania, cooperativismo, empreendedorismo e éticavisando melhorar as condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos.
São cursos de instalador e reparador de instalações hidráulicas, pedreiro, aplicador de revestimentocerâmico, eletricista instalador predial, pintor de obras, auxiliar administrativo, padeiro e confeiteiro,costureiro industrial do vestuário, manicure e pedicure e almoxarife. Com dois anos de atuação, oprograma já formou cerca de mil profissionais. Para 2013, a expectativa é formar dois mil alunos embairros como Vila Nova, Resistência, Nova Carapina, Castelo Branco, Vila Nova de Colares, NovaPalestina e Terra Vermelha.
Formada no curso de corte e costura, Edilma Dutra trabalha na confecção de roupas de moletom e malha em uma fábrica em Riviera da Barra, Vila Velha. Ela conta que já trabalhava como costureira, mas decidiu fazer o curso para se qualificar. “Com o curso eu adquiri mais conhecimento e hoje tenhocondições de crescer no ramo. Todas as meninas que fazem o curso têm a expectativa de conseguir um emprego. Eu sou a prova de que isso é possível”, conta orgulhosa.
Após concluir o curso de instalador e reparador de instalações hidráulicas em julho de 2012, Sebastião de Almeida resolveu abrir seu próprio negócio e fundou a Cooperhidráulica, localizada em Jardim Carapina, município da Serra. Há quase um ano no mercado, a Cooperativa oferece serviços como ligação de água e esgoto, limpeza de caixa d’água e de gordura, desentupimento e instalação e manutenção de encanamentos a preços de mercado para residências e empresas.
“Não tinha nenhum conhecimento antes de entrar no curso e hoje eu consigo atender a todos os chamados. Quando começamos, fazíamos dois ou três serviços por mês, hoje já registramos quase 15. Contamos inclusive com um site e um perfil no Facebook para ajudar na divulgação do nosso trabalho”, comemora.
Para aqueles que procuram por qualificação rápida, o Qualificar-ES é uma boa opção, com oferta de cursos de 08 a 159 horas. Em 2012 foram formados cerca de 200 alunos, em cursos de confeitaria e de instalador de rede interna de esgoto, realizado em parceria com a Cesan. O programa beneficiou a população dos bairros de Morada da Barra, Cristóvão, Colombo, Central Carapina, Jardim Carapina, Vila Nova de Colares, Flexal II, Padre Gabriel e Nova Palestina. Em 2013, o curso de confeitaria foi oferecido em Planalto Serrano e conta com cerca de 20 alunos matriculados.
Formada no curso de confeitaria, Dona Enide Barros Ferreira, 65, está aproveitando o que aprendeu para por em prática o ofício. Ela conta que está fazendo docinhos e cup cakes para pessoas da comunidade e da própria família. “Já sabia cozinhar, mas no curso aprendi a fazer muito doce gostoso. A professora foi excelente e criei novas amizades, isso me ajudou também. Hoje cozinho só para família e amigos do bairro, mas pretendo fazer para vender e dar início ao meu próprio negócio. Será uma oportunidade de aumentar a renda”, conta.
“Os cursos que oferecemos são justamente para qualificar o cidadão a conquistar uma vaga no mercado de trabalho e também para aproximá-lo das demandas e das pessoas da própria comunidade. Quando o cidadão resolve empreender, vemos que certamente a educação e as oportunidades que o Governo do Espírito Santo oferta é de fundamental importância para que mais e mais pessoas conquistem um trabalho digno e gerem renda para suas famílias e novos negócios para o estado crescer”, pontua o secretário Jadir Pela, da SECTTI.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – SECTTI Lívia Bernabé (27) 3636-1822 (27) 9964-2490 livia@sectti.es.gov.br Thiago Alves (27) 3636-1807 thiago.alves@sectti.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário