Pensando em parar de estudar depois que ficou grávida, Joice Solidade Pereira, 15 anos, mudou de ideia com a chegada do “Coordenadores de Pais”, projeto implantado pelo Governo do Espírito Santo em 15 escolas dos aglomerados do Estado Presente.
“É o meu futuro, não posso deixar de estudar. Quando eu engravidei, pensei em deixar a escola, mas a coordenadora disse que iria me ajudar no que precisasse e, por isso, continuei os estudos. Agora que estou de licença maternidade, ela vem até minha casa trazer as atividades da escola e saber se estou bem. Sem esse apoio, seria difícil continuar”, destacou Joice.
O suporte é oferecido por Elizangela Eduardo, Coordenadora de Pais na Escola Maria de Novaes Pinheiros, em Vila Bethânia, no aglomerado de Nova Bethânia, Viana. Feliz pelos resultados que vem conquistando no trabalho junto às famílias dos estudantes, Elizangela contou que resolveu candidatar-se ao projeto depois que recebeu um convite do coordenador pedagógico da unidade de ensino.
“Como eu participava muito da vida escolar dos meus filhos, que também estudam nessa escola, fui convidada para ser Coordenadora de Pais e sou muito feliz em poder ajudar os alunos e também suas famílias”, comentou Elizangela.
O projeto foi implantado em 2012 com a perspectiva de reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos. Para isso, pessoas da comunidade, indicadas pela direção da escola, foram selecionadas para atuar exclusivamente no relacionamento escola-família, com realização de visitas às residências, desenvolvimento de atividades na escola com pais e estudantes, acompanhamento de frequência, disciplina e rendimento.
Este ano, dos alunos atendidos nas 15 escolas, 413 melhoraram o comportamento, 423 tiveram melhor desempenho, 460 reduziram as faltas e 102 que estavam vulneráveis à evasão retomaram os estudos. Para 2013, a perspectiva é contemplar as 32 unidades de ensino situadas na área do Programa Estado Presente, na Grande Vitória.
O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Fundação Itaú Social, Cenpec, Movimento ES em Ação e Fucape.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br Texto: Soraia Canal e Aline Nunes Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário