Nas estratégias do Governo para atuar no combate e prevenção ao uso de entorpecentes, que visam àconstrução de um Plano Estadual de Ações Integradas sobre Drogas, a Secretaria de Estado daEducação (Sedu) tem papel fundamental pelo acesso direto a cerca de 300 mil crianças e jovens narede estadual de ensino. Com foco nos professores e perspectiva de uma formação sobre o tema, aSedu promove nesta quarta-feira (26) o “I Seminário Estadual de Prevenção às Drogas na Educação”, com o tema é a “A Escola em Rede”. O trabalho tem o apoio da Coordenação Estadual sobre Drogas(CESD), criada para integrar e articular todas as ações de Governo referente ao tema.
O evento, voltado para educadores da rede estadual de ensino, faz parte do Programa Rede Abraço,que estabelece ações integradas sobre drogas em frentes como prevenção, tratamento e reinserçãosocial. A proposta é discutir as políticas públicas direcionadas ao trabalho na escola. Durante oseminário também deverão ser apontadas diretrizes para a educação em prevenção às drogas efomentar a prática pedagógica de projetos nas escolas da rede estadual.
O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa participaramda cerimônia de abertura do seminário, realizado no Centro de Convenções de Vila Velha, localizado naPraia de Itaparica.
“Quando nós assumimos o Governo, iniciamos um trabalho de prevenção e tratamento de drogas. Éum tema relevante, pois observamos o aumento do consumo de entorpecentes na nossa sociedade.Instituímos a Coordenação Estadual sobre Drogas, para integrar e reforçar ações em várias áreas,como saúde, segurança, assistência social, dentre outras. Por meio da Rede Abraço, psicólogos epsiquiatras estarão disponíveis em parcerias terapêuticas para prevenir, tratar e inserir pessoas nasociedade”, disse Renato Casagrande.
“Esse projeto é a concretização de um longo período de discussões sobre o grande problema dasociedade que são as drogas. Essa iniciativa se desdobra para que os professores trabalhem com esseassunto nas escolas, pois temos um potencial imenso para isso. Queremos que a escola não se sintasozinha nesse assunto. Estamos trabalhando juntos”, destacou o secretário Klinger Barbosa Alves.
Para o coordenador Estadual sobre Drogas, Ledir Porto, esse é um grande comprometimento da Sedu com a Rede Abraço, “a prevenção é extremamente importante e vem fazendo muito efeito, pois temos uma estrutura para trabalhar em rede. Esse envolvimento vai fazer a diferença na vida do adolescente. O melhor remédio é a prevenção, com apoio da família com o ambiente escolar”, disse Ledir.
Durante seminário também será lançado um portal, com uma área fechada e outra aberta para o público em geral. Na área restrita, o acesso será para professores envolvidos no projeto, visando à troca de experiências, elaboração de documentos e outras produções online.
Na área para o público, haverá divulgação de materiais e ações já implantadas no País e no mundo que possam fortalecer a ação da escola na prevenção ao uso de drogas.
Nesse portal, os professores deverão participar de fóruns de discussão e, das propostas que lá forem apresentadas, a Sedu vai elaborar um “Caderno de Orientações”. O documento vai orientar os professores de cada disciplina com sugestões de aulas e abordagens na área de prevenção às drogas. Esse material passará a ser utilizado por toda a rede em 2014.
Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br Texto: Aline Nunes e Soraia Canal Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário