Recuperação física de escolas, projetos e programas para alunos e familiares, e capacitação de professores. São os investimentos do Governo do Espírito Santo na área da Educação que elevam a qualidade do ensino em todo o Estado, e também asseguram ações com foco diferenciado onde mais é necessário, a exemplo nos aglomerados do Programa Estado Presente.
“O Estado Presente é, antes de tudo, um Programa corajoso, que reconhece que a vulnerabilidade social e a violência devem ser enfrentadas de maneira articulada, com ações integradas entre as diversas áreas do Governo estadual e local com a comunidade”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves.
Para o secretário, as ações da área da Educação no conceito do Estado Presente têm como característica essencial levar oportunidade para crianças e jovens se formarem como cidadãos e profissionais.
“Para que as ações tenham sucesso, é necessário investir ao mesmo tempo no aspecto físico e de recursos didáticos das escolas, na formação e qualificação dos professores e em programas e currículos atualizados”, observou Klinger Barbosa Alves.
Em obras, por exemplo, de 2011 até agora 29 escolas dos aglomerados do Estado Presente foram contempladas, um investimento de mais de R$ 35 milhões. Outras cinco grandes intervenções estão sendo realizadas, com previsão de entrega em 2013. São mais R$ 18,5 milhões aplicados na recuperação das unidades de ensino Galdino Antônio Vieira (Santa Rita), Barão do Rio Branco (Vila Garrido) e Benício Gonçalves (Vale Encantado), em Vila Velha; Teotônio Brandão Vilela (Nova Rosa da Penha II), em Cariacica; e Luiza Bastos de Faria (Cristal do Norte), em Pedro Canário.
Além disso, na opinião do secretário, também é fundamental trabalhar pela aproximação do ambiente escolar com a comunidade e as famílias dos estudantes.
Projetos da Educação
Há inúmeras ações da Educação sendo desenvolvidas nos aglomerados, algumas das quais criadas especialmente para o Estado Presente. Um dos projetos é o “Coordenadores de Pais” que tem, como proposta, justamente criar um elo da família com a unidade de ensino, contribuindo dessa maneira com o desempenho do estudante e sua permanência na escola.
O projeto foi implantado no ano passado em 15 escolas e, em 2013, deverá contemplar as 32 unidades de ensino situadas na área do Programa, na Grande Vitória.
Dos alunos atendidos em 2012, 711 (61%) melhoraram o comportamento, 634 (55%) tiveram melhor desempenho escolar, 1.022 (69%) reduziram as faltas e 356 (46%) que estavam vulneráveis à evasão retomaram os estudos. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Fundação Itaú Social, Cenpec, Movimento ES em Ação e Fucape.
Outro projeto do Estado Presente é o “Jovens Urbanos”, desenvolvido no município da Serra, para formar jovens de 16 a 20 anos, residentes na região e matriculados no Ensino Médio. Em 2012, 416 alunos de 20 escolas se inscreveram. Neste ano, mais 306 estão sendo atendidos nos aglomerados deFeu Rosa, Carapina, Jacaraípe e Planalto Serrano.
A proposta é qualificar os jovens para potencializar sua participação na vida pública e no mundo do trabalho, com participação em oficinas, visitas históricas e culturais. Também tem como perspectiva estimular a permanência, retorno e conclusão da educação básica pelos participantes.
Há ainda um curso de inglês para alunos dentro do projeto “Up with English”. Realizado em parceria com a Embaixada Americana e o Ibeuv, que oferta 60 bolsas de estudos em duas escolas da região do Estado Presente: Mário Gurgel, em Terra Vermelha, e Elza Lemos Andreatta, em São Pedro. O projeto também tem como parceiro o movimento Empresarial Espírito Santo em Ação, responsável por organizar visitas técnicas com os alunos a grandes empresas do Estado.
As escolas dos aglomerados também são contempladas com projetos desenvolvidos para outras unidades da rede, tais como o “Mais Tempo”, “Entre Jovens” e “Leia Espírito Santo”, visando reforçar as ações que têm, como meta, avançar na qualidade de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário