A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)estimula o desenvolvimento social e econômico nos aglomerados do programa Estado Presente. Pormeio dos projetos Atenda e Unidade Móvel, em dois anos, foram formalizadas mais de 3140 novasmicroempresas. A Aderes também inaugurou seis Bancos Comunitários nos dois anos do programa eestimulou a criação de sete Associações de Micro e Pequenas Empresas nos aglomerados.
Os projetos Atenta e Unidade Móvel têm o objetivo de percorrer os bairros levando a possibilidade daformalização aos empreendedores que recebem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), asguias de pagamento e são encaminhados aos atendimentos de microcrédito (programas de Governocomo o Nosso Crédito e Creditar) e desenvolvimento de planos de negócios, caso necessitem.
Já com os projetos Comércio Total, MulherES e EI Total, aproximadamente 21 mil empreendedores receberam capacitação para o desenvolvimento de seus negócios. Os cursos levam melhorias na gestão, nos controles financeiros e nas técnicas indispensáveis aos empreendedores de micro e pequenas empresas. Além da participação nas apresentações e palestras, os participantes recebem consultorias e planos de negócios.
"Levamos informação e oportunidades aos empreendedores. Após sair da informalidade, o microempresário pode participar de licitações e compras públicas, adquire direitos previdenciários, além de poder contratar até um funcionário com carteira assinada”, afirma o diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo.
Inaugurado em junho deste ano, no município de Pedro Canário, o Banco União é o 8º Banco Comunitário do Espírito Santo e o primeiro do interior. O município de Vila Velha possui o banco Terra, em Terra Vermelha e o Verde Vida, em Ataíde. Cariacica conta com o banco Sol, em Vista Dourada e o Esperança, em Nova Rosa da Penha. Já o município de Vitória possui o banco Puã, na região de São Pedro e o Bem, na região de São Benedito. E a Serra conta com o banco Abraço.
Outros dois bancos estão em fase de finalização para inauguração ainda em 2013, que são o banco Viver e o Passarela, com sedes, respectivamente, em Vila de Nova Colares e Central Carapina, na Serra.
“Nosso objetivo é oferecer apoio técnico e financeiro às iniciativas de implantação de novos bancos comunitários em regiões com vulnerabilidade econômica e social. Assim, estimulamos, desenvolvemos e fortalecemos a economia local”, finaliza Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Aderes Thama Boldrini (27) 3636-8577 / 9727-4327 E-mail: thama.boldrini@aderes.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário