Seja no trabalho, no estudo ou no lazer, a tecnologia digital está sempre ao alcance da mão comouma das principais ferramentas para desenvolver as atividades do dia a dia. Mas o uso excessivo dosdispositivos móveis eletrônicos como tablets, smartphones, notebooks e celulares vem despertandopreocupação de especialistas na área da saúde porque podem desencadear problemas comotendinites, dores variadas em coluna cervical, ombros e punhos.
Segundo a fisioterapeuta Kelly Girard, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mesmo um dispositivo sem teclado e sem mouse pode provocar lesões graves no usuário. Por isso, é preciso respeitar algumas recomendações paraevitar problemas futuros: buscar uma posição mais natural e confortável, se possível utilizar suporte e teclado sem fio e fazer pausas, no mínimo, a cada hora.
A fisioterapeuta explica que o uso prolongado desses equipamentos leva à postura incorreta, causando tensão na coluna cervical e a posição estática mantida por um longo período pode se transformar em lesão irreversível.
“A pessoa tende a manter o olhar dirigido para baixo e o pescoço inclinado para frente, a hiperextensão dos dedos e o simples ato de segurar o tablet já traz cansaço nos braços, mãos e ombros, considerando o peso pouco mais de 600 gramas”, explica.
Um exemplo comum de lesão grave é a síndrome do túnel do carpo, lesão por esforço repetitivo relacionada ao posicionamento incorreto do usuário ao apoiar o equipamento sobre as coxas e manter os pulsos flexionados para cima ao digitar no aparelho.
A fisioterapeuta explica, ainda, que o tratamento dessa e outras lesões pode envolver fisioterapia e, em casos extremos, até mesmo cirurgia. “Por isso, o melhor mesmo é prevenir, evitando exagerar no uso desses equipamentos”, alerta.
Recomendações:
- Busque a posição mais natural e confortável possível;
- Não exagere nos textos, Se possível utilize suporte e teclado sem fio;
- Faça pausas no mínimo a cada hora.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário