O Sítio Córrego da Taboa fica situado na Comunidade do Espírito Santo, a margem da BR 101 Norte, distante 15 km da sede.
A propriedade foi adquirida em1940 através de direito de posse pelo casal Conceiço Leodorio de Jesus e Maria Santos de Jesus, 'ín memoriam''.
Desde que foi constituida a família pelo casal acima citado, a forma de trabalhar na propriedade sempre foi de maneira coletiva. Com o passar do tempo, os filhos foram crescendo e procurando outros meios de vida, saíram para estudar e trabalhar em outras localidades como, Rio de Janeiro, Vitória (Espírito Santo), Teresina (no Piauí) e Bahia, mas, mesmos distantes o espírito solidário prevaleceu entre os familiares.
DESAFIOS
Resistencia aos assédios e pressão de compra de terra para reflorestamento de eucalipto pela Aracruz Celulose.
Em torno da propriedade 95% da área cultivada é de eucalipto.
Regulamentação do documento da terra.
Regulamentação do documento da terra.
Melhorar acessos as propriedades que estão em situação precária.
CULTIVANDO A TERRA
A maneira que a família cultivava a terra sempre foi baseada no sistema agro-ecológico, mas com o passar do tempo os membros da família foram adquirindo conhecimento através de estudos, e esse quadro foi mudando para um novo jeito de pensar em relação ao cultivo da terra.
Com este propósito, concluíram que para melhorar a qualidade de vida na roça era necessário uma mudança de atitude, através de estudos, cursos, pesquisas, troca de experiências e visitas as propriedades experimentais.
No ano de 2000 foi abolido o uso de técnicas que degradavam o meio ambiente. Em função desta decisão o Çertificador Chão Vivo com sede em Santa Maria do Jetibá nos concedeu o Certificado de Propriedade Orgânica.
Hoje a propriedade está em fase de inventário.
PARCEIRO NA FORMAÇÃO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA.
A Pedagogia da Alternancia foi a pedra fundamental no processo educativo familiar, que contribuiu muito no aspecto social, político, econômico e cultural, pois 60% dos seus membros estudaram e trabalharam em Escolas Família Agrícola no Piauí e Bahia, e uma continua a trabalhar em Escola Família Agrícola no Espirito Santo.
UM SONHO REALIZADO
No dia 1 de maio de 2011, foi fundada a ASAFACES - Associação de Agricultores Familiares da Comunidade do Espírito Santo, com o objetivo de desenvolver atividades agropecuárias com todos os associados, como compras e vendas coletivas, desenvolver atividades sócio culturais com os membros através de palestras, visitas técnicas e cursos de capacitação, visando a prestação de quaisquer serviços pela entidade, que contribuam para melhorar as condições de seus integrantes, obedecendo os princípios agro-ecológicos.
É POSSÍVEL VIVER BEM E MELHOR NA ROÇA.
ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário