Elizabeth Nader
Moradores fizeram exercícios de alongamento no módulo do SOE na praia de Camburi
Elizabeth Nader
Pessoas de todas as idades mostraram muita disposição durante as atividades físicas
A prática de atividades físicas em Vitória ganhou ainda mais adeptos nesta quarta-feira (29). Muitos moradores da capital estão se mobilizando para o Dia do Desafio, que começou com um aulão de ginástica no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) no início da praia de Camburi.
O Dia do Desafio consiste em uma competição amistosa. A regra da disputa é que cidades do mesmo porte estabeleçam uma competição saudável para tentar mobilizar o maior número de pessoas em relação à quantidade oficial de habitantes para a prática de uma atividade física em qualquer lugar (casas, escritórios, ruas, praças e parques) durante, no mínimo, 15 minutos.
Este ano, a capital, que possui cerca de 327 mil habitantes e nas últimas competições mobilizou cerca de 37% da população, vai competir com a cidade cubana de Holguín, que tem 468 anos e cerca de 344 mil habitantes. O município tem um histórico de mobilização para o Dia do Desafio de aproximadamente 80% dos moradores. Vitória participa do evento pela 13ª vez, perdendo apenas uma edição da disputa.
Para ajudar a capital capixaba a vencer a disputa, basta praticar qualquer tipo de atividade física por, no mínimo, 15 minutos. Escolha a que você mais gosta e depois registre sua participação ou a do seu grupo.
Para validar a participação, todos devem registrar a prática esportiva através do telefone (27) 3132-9000, das 7 às 21 horas desta quarta-feira (29). Ao final da competição, os dados serão enviados para o Serviço Social do Comércio (Sesc), que está coordenando a competição no Espírito Santo. O resultado da disputa com a cidade cubana deve sair nesta quinta (30).
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que implantou o SOE e o Dia do Desafio no período em que foi secretário municipal de Saúde, participou das atividades em Camburi e falou da satisfação que sente ao ver a adesão da população. "O Dia do Desafio é uma forma divertida de falar de um assunto tão importante para a prevenção de doenças, que é a prática de esportes. É muito gratificante constatar que o Serviço de Orientação ao Exercício, que iniciei há alguns anos em Vitória, foi abraçado pela população, copiado por muitas cidades e hoje já é referência. Ofertar atividade física adequada é fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e adoeçam menos. Isso é promover saúde".
"Mais importante do que a disputa com a cidade Holguín é o reforço da necessidade de se fazer exercício físico para transformar Vitória numa cidade que seja referência brasileira de atividade física", disse o prefeito.
O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é quem coordena o evento na capital. Além das parcerias realizadas com escolas, academias, empresas e outros setores da Prefeitura de Vitória, o SOE vai realizar diversas atividades nos 14 módulos da cidade. Na lista de atividades sugeridas, constam várias modalidades esportivas, como caminhada, corrida, ginástica, jogos e gincanas, sessões de alongamento, relaxamento, ioga, artes marciais, sessões de aeróbica, passeios de bicicleta, natação, hidroginástica e jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete e handebol.
Garis
Os 790 garis e coletores de lixo de Vitória também estão contribuindo para Vitória vencer o Dia do Desafio. Diariamente, antes de a equipe começar o trabalho, os profissionais já fazem 15 minutos de exercícios, período no qual se alongam e aquecem para o turno de trabalho. Nesta quarta (29), eles computarão a participação.
Elizabeth Nader
Prefeito Luciano Rezende participou das atividades e estimulou as pessoas a participar do Dia do Desafio
Elizabeth Nader
Para ajudar a capital capixaba a vencer a disputa, basta praticar qualquer tipo de atividade física por, no mínimo, 15 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário