terça-feira, 28 de maio de 2013

PROGRAMA ANTITABAGISMO EM COLATINA AJUDA FUMANTES A LARGAR O VÍCIO



28/05/2013 - Nesta sexta-feira (31), será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data é uma oportunidade para sensibilizar e alertar a população sobre os inúmeros malefícios provocados pelo fumo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5,5 milhões de pessoas morrem, todos os anos, por conta do tabaco. Desse total cerca de 600 mil são fumantes passivos.

O tabagismo é considerado uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, com diversas repercussões danosas ao organismo. Em Colatina, o fumante que deseja largar o vício,  encontra na Prefeitura de Colatina o Programa de Antitabagismo. O programa começou no final de 2012 e é inédito no município.

Atualmente as Unidades de Saúde do bairros Carlos Germano Naumman, Colúmbia e São Judas Tadeu contam com o programa. Somente nesse ano, as unidades já atenderam 47 pacientes. Desse total, 37 largaram o vício e os outros 10 pacientes ainda estão em tratamento.

Segundo a coordenadora do programa na US Carlos Germano Naumman, a enfermeira Izabel Cristina Torezani, o programa é fundamental para quem deseja parar de fumar, já que muitas vezes o fumante não consegue sozinho. “Deixar o cigarro não é uma tarefa fácil. Mas é preciso ter força de vontade para abandonar o vício e beneficiar a ele mesmo e as pessoas próximas”.

Como Funciona

Quem deseja parar de fumar deve procurar uma das US onde o programa é oferecido. Lá o paciente passa por uma avaliação clínica, na qual é examinado todo o seu histórico médico e calculado seu nível de dependência. Após essa avaliação, começam as sessões em grupo, que ocorrem uma vez por semana.

Nestas sessões são apresentadas palestras e vídeos que mostram os males causados pelo cigarro. Além disso, as pessoas que participam do programa também contam suas próprias histórias de dependência. “O sistema do programa é feito justamente para que cada participante se ajude e todos consigam largar o cigarro”, explicou Izabel.

Durante o tratamento o paciente precisa estabelecer uma data para deixar de vez de fumar. Somente após a definição dessa data é que o paciente pode receber o auxílio do adesivo de nicotina, que não pode ser usado enquanto a pessoa está fumando, e também de algum tipo de remédio controlado.

“O adesivo auxilia para que o fumante vá diminuindo aos poucos a dependência de nicotina, fazendo com que o paciente não sofra os sintomas da abstinência. Por isso, é preciso que a pessoa não minta e pare realmente de fumar”, esclarece Izabel.

As pessoas ainda devem voltar ao programa de 15 em 15 dias, durante o período de um ano. Essas visitas servem para que seja feito um acompanhamento e as pessoas não percam o incentivo de parar de fumar.

Expansão

Buscando atender a um número cada vez maior de pacientes o Programa Antitabagismo está sendo expandido para as Unidades de Saúde de 15 de outubro, Ponte do Pancas, Reta Grande e Ayrton Senna I e II. As US já estão cadastrando as pessoas que desejam fazer parte do programa.

Para participar, os interessados devem procurar uma dessas unidades e ter bastante comprometimento em seguir tudo que for estabelecido. Além disso, agentes de saúde dos bairros também percorrem a comunidade para identificar possíveis pessoas que queiram parar de fumar.

Benefícios ao parar de fumar:

• Após 3 semanas a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
• Após 1 ano o risco de morte por infarto agudo do miocárdio se reduz a metade;
• Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram;
• Após 20 anos o risco de ter câncer de pulmão será igual ao de pessoas que nunca fumaram;
• Fortalecimento da autoestima;
• Melhora do hálito e do cheiro;
• Melhora da coloração dos dentes e a vitalidade da pele;
• Melhora no desempenho de atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário