terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vôlei adaptado conquista adeptos no módulo do SOE na praia de Camburi

Publicada em 26/08/2014, às 11h51

Amanda Tito
Vôlei adaptado SOE Camburi
Dirlene Fernandes Silva é uma das jogadoras assíduas das aulas de vôlei adaptado em Camburi
Com aulas gratuitas de alongamento, ioga, hidroginástica e ginástica localizada, o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) coloca muitos capixabas para se exercitar nos 16 módulos distribuídos nos bairros de Vitória. Agora, a prática que está conquistando muitos adeptos no módulo de Camburi I, em frente ao Banco do Brasil, é o vôlei adaptado.
A modalidade se tornou o esporte preferido de muitos que estão na faixa dos 50 anos. Três vezes na semana, a professora e educadora física do SOE Raquel Santos Silva comanda um animado grupo. "Eles começam a jogar e não querem mais parar. Os alunos que se destacam são indicados para a seleção capixaba de vôlei adaptado, que já é campeã nessa modalidade", revela.
A prática é oferecida pelo SOE nas areias da praia de Camburi com o objetivo de promover a saúde através do condicionamento físico e da integração social. A modalidade segue algumas regras do vôlei tradicional, mas que foram adaptadas para trabalhar coordenação motora, força, agilidade e equilíbrio das pessoas que integram o grupo da terceira idade.
Dirlene Fernandes Silva tem 64 anos e optou pelo vôlei adaptado porque, aos 17, foi campeã de vôlei representando o Espírito Santo. "Quando me aposentei, pensei: agora vou fazer o que gosto. Moro em Jardim da Penha e venho de bicicleta. Comecei a jogar no ano passado e já emagreci 10 quilos".
Outra adepta é a aposentada Izaura Virginia Pandolfi, de 62 anos. "Moro a duas quadras da praia e venho caminhando. Faço uma verdadeira maratona de esportes: hidroginástica, alongamento e o vôlei. Isso é tudo de bom".

SOE

Amanda Tito
Vôlei adaptado SOE Camburi
Vôlei adaptado é uma das modalidades oferecidas pelo módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) na praia de Camburi
O SOE oferece aulas gratuitas ministradas por professores e estagiários de Educação Física em módulos instalados em parques, praças e outros espaços públicos dos bairros de Vitória.Veja os locais.
O objetivo é orientar e incentivar a prática regular e correta de exercícios, combater o sedentarismo e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.
Qualquer pessoa pode participar, bastando comparecer a um dos módulos no horário das atividades. Não há limite de idade. Antes de iniciar a atividade física, o aluno passa por uma avaliação individualizada. A equipe do SOE verifica as condições físicas e de saúde, levando em consideração,  entre outras coisas, os fatores de risco coronariano. Não havendo nenhuma restrição com relação à prática da atividade pretendida, a pessoa é liberada para frequentar as aulas.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi
Com colaboração de Amanda Tito

Nenhum comentário:

Postar um comentário