quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Espírito Santo participa do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira


Jovens rurais de outros estados terão a oportunidade de conhecer a realidade do campo capixaba


O Espírito Santo é um dos estados participantes do V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, um grupo de nove jovens rurais de diferentes localidades do país conhecerá a realidade rural capixaba. Eles serão recebidos pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), referência em educação do campo no país. Os visitantes serão recebidos em Vitória e, em seguida, seguirão para as Escolas Famílias Agrícolas ligadas ao Mepes nos municípios de Castelo,  Mimoso do Sul, São João do Garrafão, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Olivânia e Marilândia.   

No período de uma semana, os intercambistas participarão de atividades culturais, visitas técnicas a agroindústrias e propriedades rurais para o aprendizado de novas técnicas agrícolas e passeios turísticos, entre outras ações. Os participantes também pernoitarão nas casas de agricultores familiares capixabas, tendo um contato mais próximo com o dia a dia da região. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar esses conhecimentos às  suas realidades. 

O V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira está proporcionando a 50 jovens do campo a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais. Sete estados e seis organizações não-governamentais que investem em projetos de Educação do Campo apoiam a ação. A iniciativa, dividida em cinco etapas, segue até seis de dezembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

O  intercâmbio é promovido pela Rede Jovem Rural, um projeto coletivo formado por seis instituições que promovem ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural. São elas: Associação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-SUL); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR); Instituto Souza Cruz; Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (MEPES); Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA). Além destas, o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga/RJ), que oferece ensino formal a jovens rurais da serra fluminense, foi convidada para integrar a iniciativa.

As quatro primeiras edições do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira envolveram diretamente cerca de 400 participantes e abrangeram todas as regiões do país.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário