Publicada em 26/08/2014, às 11h31
Yuri Barichivich

Casa Porto será um dos locais que irão receber a programação do Viradão Cultural
Yuri Barichivich

Rua Sete de Setembro também fará parte do roteiro cultural do evento
O Centro Histórico de Vitória respira cultura. Construções clássicas, museus, teatros, espaços culturais, além de uma vida noturna agitada com bares charmosos, botecos tradicionais e figuras pitorescas que levam charme e muita diversão ao local. Então, que outro lugar da cidade poderia abrigar um evento com 24 horas de programação cultural?
Nos dias 13 e 14 de setembro - das 17 horas de sábado até as 17 horas de domingo -, vai acontecer o primeiro "Viradão Vitória", evento que vai percorrer todo o corredor cultural do Centro, desde a rua Barão de Monjardim, passando pela Casa Porto, Escola Técnica Fafi, Museu de Artes do Espírito Santo e Theatro Carlos Gomes, e indo até a região da rua Sete de Setembro, além da avenida Beira-Mar e da praça Oito.
Os espetáculos vão reunir boa parte do que acontece de interessante e inovador na produção cultural local, além de artistas nacionais que dialogam de maneira muito próxima com a cultura produzida na cidade. O público vai poder conferir o cantor Zeca Baleiro - um dos nomes de maior destaque na música brasileira -, a reunião de vários nomes em homenagem ao cachoeirense Sérgio Sampaio e a mistura de alegria e descontração no samba de raiz do grupo 522.
Também fazem parte da programação a cantora CéU, o instrumental de Edu Rosa, uma performance poética do ator Markus Konka, o congo da banda Panela de Barro, o cortejo do Grupo Folgazões, uma sessão especial de cinema dentro do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, além de uma homenagem a Valter Vieira, o popular Golias, uma das maiores referências do mercado capixaba quando o assunto é disco de vinil e que em 2015 completa 50 anos de atividades profissionais.
Imagem divulgação

Cantor Zeca Baleiro vai se apresentar na praça Oito, no dia 13
Foto Divulgação

Cantora Céu também é uma das artistas que irão deixar o público antenado no Viradão Vitória
Cultura
O prefeito Luciano Rezende disse que a proposta do evento é transformar Vitória em um grande espaço cultural. "Colocar a cultura no dia a dia dos cidadãos é um dos nossos objetivos. Queremos que a cultura seja feita em todos os lugares, não apenas em palcos e teatros. Vamos inaugurar um evento que vai ganhar cada vez mais força", afirmou.
"Escolhemos o Centro de Vitória como endereço por acreditar na vocação cultural da área, desenhando um corredor cultural a partir da rua Barão de Monjardim até a rua Sete de Setembro e também apostando no carinho que o público interessado em arte costuma ter pela região histórica da cidade. A ideia é unir essa valorização cultural do Centro com a disposição do público em ocupá-lo e com o compromisso da nossa administração em revitalizar a região", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.
A edição de estreia do Viradão Capixaba propõe aos moradores e visitantes a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da cultura e da valorização de uma das regiões mais belas da capital com muita música, teatro, cinema, dança, entre outras atrações.
Logística
Para garantir a tranquilidade dos visitantes e a fluidez no trânsito, a Guarda Civil Municipal vai disponibilizar agentes comunitários de segurança e de trânsito para atuar na região. Motoristas também serão orientados sobre as mudanças no tráfego.
Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) vai montar um esquema especial de ônibus e táxis para ajudar na locomoção das pessoas.
Os visitantes ainda poderão navegar no mundo virtual e usar as redes sociais com acesso livre em todos os locais que receberão a programação, através do Vitória Online, que é uma ferramenta gratuita de acesso à Internet disponibilizada pela Prefeitura de Vitória.
Informações à imprensa:
Leonardo Vais da Silva (lvsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354/ 98818-4490
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:
Postar um comentário