quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Alunos com restrições alimentares têm merenda especial em Cachoeiro



Alunos com restrições alimentares recebem atenção nutricional individualizada nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim. Eles contam com cardápio diferenciado na merenda, por apresentarem problemas de saúde como diabetes, intolerância à lactose, alta taxa de triglicerídeos e até fenilcetonúria, uma doença rara.

Com isso, o município já atende às determinações da lei federal 12.982/14, que entra em vigor no fim deste mês e garante alimentação escolar especial a esses estudantes.
O acompanhamento começa no início do ano letivo. No ato da matrícula, os pais são questionados sobre eventuais problemas de saúde dos filhos. Em caso de informarem sobre restrições alimentares, as escolas solicitam laudos médicos, que são encaminhados à equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Elas garantem orientação para escolas e alunos sobre como e o que evitar, além de alimentos complementares à dieta, caso seja necessário. Cerca de 130 estudantes recebem o acompanhamento na rede municipal.

“Garantimos adoçante, por exemplo, para os alunos com diabetes e leite de soja para os que têm intolerância à lactose. No caso de quem tem triglicerídeo elevado, orientamos a não misturar mais de um tipo de carboidrato na mesma refeição”, conta a gerente de Alimentação Escolar da Seme, Suellen Marinato.

Ainda de acordo com ela, os investimentos do município em merenda escolar ajudam a garantir um prato colorido, balanceado e mais saudável aos alunos. Estão na lista de compra da Seme fontes de proteínas, cereais, frutas, verduras e legumes que, combinados, são capazes de suprir grande parte das necessidades nutricionais diárias dos estudantes.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário