sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Caps-AD vai encaminhar pacientes para comunidades terapêuticas em Cachoeiro

Cooperação será oficializada no Caps- AD, no bairro Otto Marins


A rede de atenção a dependentes químicos de Cachoeiro de Itapemirim tem novo reforço. Nesta segunda-feira (1º), a prefeitura e o governo do estado assinam um termo de cooperação que, entre outras ações, vai permitir que o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (Caps-AD) do município avalie pacientes para encaminhá-los a comunidades terapêuticas, caso haja necessidade.
Quem busca acolhimento nesses espaços, que auxiliam na recuperação da dependência, precisava recorrer ao Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química do Estado, em Vitória, onde profissionais especializados faziam a avaliação e o encaminhamento.

Com o termo de cooperação, esse trabalho passa a ser feito pela equipe do Caps-AD, já a partir da próxima semana. Segundo o coordenador da unidade, Erlindo Dias Martins, a medida vai beneficiar, principalmente, as famílias mais carentes, que não têm recursos para arcar com os custos do deslocamento.
“Nós já temos uma equipe completa aqui, capaz de fazer esse diagnóstico e avaliar se é necessário o encaminhamento para as comunidades terapêuticas. Se for, encaminharemos o pedido ao Centro de Acolhimento do Estado, para que possam providenciar a vaga”, explica.
A assinatura do termo será às 14h, na sede do Caps-AD, no bairro Otto Marins, e contará com a participação de autoridades municipais, estaduais e representantes da Justiça. A cooperação prevê, também, ações de prevenção ao uso de crack e outras drogas, revitalização de espaços usados para consumo e venda de drogas, entre outras iniciativas.
Tratamento no Caps
Inaugurado em 2012, o Caps-AD de Cachoeiro oferece atendimento ambulatorial gratuito a dependentes químicos. A unidade conta com equipe formada por dois psiquiatras, um clínico geral, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, uma artesã, duas assistentes sociais, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional e um educador físico. O paciente acolhido pode passar o dia no local, onde recebe refeições e medicação. Ele leva para casa apenas os remédios indicados para tomar à noite e aos fins de semana.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário