21/08/2014 | Setor: Gabinete
O I Fórum Comunitário para obtenção do Selo Unicef Município Aprovado reuniu mais de 200 estudantes da rede municipal de ensino de São Mateus. As discussões aconteceram dia 11, no auditório da Faculdade Vale do Cricaré, e contaram com a participação de secretários municipais, educadores e diversos outros profissionais que atuam com a proteção à criança e ao adolescente. Estiveram representadas as secretarias municipais de Educação, de Esporte, Lazer e Juventude, de Saúde, de Cultura, de Assistência Social e de Gabinete. O Fórum teve ainda a participação de estudantes do Núcleo de Assistência à Criança e ao Adolescente.
Realizado pela Secretaria Municipal de Gabinete, o Fórum debateu as adequações necessárias para a obtenção do Selo, além da necessidade da parceria de diversas entidades. A iniciativa é parte do esforço do Município para a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens e adolescentes.
O objetivo foi debater e propor ações, estratégias e políticas públicas para reduzir as desigualdades relacionadas a gênero, raça e etnia, renda, condição pessoal, território e desigualdades relacionadas a idade. “É uma oportunidade para todos nós. Só o adolescente sabe o que realmente ele deseja para o futuro como cidadão, adulto e profissional” – destacou José Roberto Gonçalves de Abreu, secretário municipal de Educação.
SELO
O Selo Unicef é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. O Unicef é o fundo das Nações Unidas para a Infância. Em São Mateus, uma comissão composta por representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes, Lazer e Juventude e Gabinete coordena os trabalhos para a obtenção do Selo.
A partir de diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário