quinta-feira, 13 de março de 2014

Fórum dos Pontos de Cultura discutirá sustentabilidade, gestão e conexões - Vitória

Imagem Divulgação

Roda de capoeira
Ponto de Cultura Capoeira Ginga da Paz é um dos espaços oferecidos na capital
O Fórum dos Pontos de Cultura do Espírito Santo reunirá representantes de 20 pontos de cultura do Estado e cinco municipais para discutir, entre outros assuntos, os temas "Sustentabilidade", "Gestão" e "Conexões em rede". O fórum será realizado nesta sexta-feira (14) e neste sábado (15), no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania (Semcid), em Itararé, das 9 horas às 17h30.
Durante o encontro, serão eleitos representantes do Espírito Santo na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e a delegação capixaba que participará da Teia Nacional da Diversidade 2014, de 19 a 24 de maio, em Natal (RN).
"Pontos de Cultura" é uma ação do Ministério da Cultura (Minc) e integra o projeto idealizado pelo historiador Célio Turino na década de 1990. Esse projeto visava democratizar o acesso à cultura a toda a população brasileira, tornando-se referência internacional a partir de sua implantação pelo Programa Cultura Viva do Minc.
Os pontos reúnem toda forma de expressão cultural. No Brasil, existem atualmente quase 3 mil unidades. Uma característica comum entre esses pontos de cultura é a diversidade de programas culturais e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. O eixo do programa é o fortalecimento da autonomia e do protagonismo da sociedade.

Pontos

Imagem Internet
Os pontos de cultura "Raízes da Piedade
Ponto de Cultura Piedade Berço do Samba leva atividades para a comunidade
No Espírito Santo, há 20 pontos de cultura regionais (estaduais) e cinco pontos municipais, esses, localizados em Vitória. São eles: Ponto de Cultura Dona Maria Coroa (Escola de Samba Unidos de Jucutuquara), Ponto de Cultura Espaço Criança Legal (Grupo Churupita de Teatro Amador), Ponto de Cultura Piedade Berço do Samba (Escola de Samba Unidos da Piedade), Ponto de Cultura Agência de Comunicação Território do Bem (Associação Ateliê de Ideias – Itararé) e Ponto de Cultura Capoeira Ginga da Paz (Associação Desportiva, Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-Brasileiras Aliança – Aliançacapoeira) – bairro Tabuazeiro.
Rosana França Rocha, da Coordenação de Promoção Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), coordena os pontos de cultura administrados pela Prefeitura de Vitória.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Bartolomeu de Freitas (bbfreitas@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-8354

Nenhum comentário:

Postar um comentário