segunda-feira, 10 de março de 2014

Começa a vacinação das adolescentes contra o HPV nas escolas de Vitória


Carlos Antolini
Enfermeira aplicando vacina em paciente
Adolescentes estão sendo imunizadas contra o HPV para prevenir o câncer de colo de útero
Especialistas sempre apontam a prevenção como a melhor maneira de combater uma adversidade. E é com esse foco que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai até as escolas públicas e particulares de Vitória para imunizar cerca de 8 mil meninas contra o HPV (papiloma vírus humano), a partir desta segunda-feira (10). O vírus pode provocar o câncer de colo de útero.
"Nossa intenção é proteger as adolescentes com idade entre 11 e 13 anos contra os quatro tipos do papiloma vírus humano (HPV) responsáveis pelo câncer de colo de útero”, afirma a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.
Mãe de uma adolescente que também será vacinada durante a campanha, a secretária reforça a importância de pais e familiares motivarem as jovens. "O trabalho de prevenção começa em casa, por isso é imprescindível que os pais orientem suas filhas quanto à importância da vacina e sua eficácia para se evitar casos de câncer de colo de útero", explica Daysi.
Em acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV será aplicada em três doses: a inicial acontece a partir desta segunda-feira (10) nas escolas da capital; a segunda será administrada seis meses após a primeira; e a terceira e última dose, administrada cinco anos após a primeira dose.
Nesta segunda (10), a vacinação acontece em três escolas particulares: o COC de Jardim Camburi, a Faesa da Ilha de Santa Maria e o UP de Jardim da Penha.
"Se o ciclo de vacinação for completo, a taxa de proteção contra o câncer de colo de útero chega a 98,8%", explica a enfermeira e referência técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Sumaia.
Todas as escolas da capital já estão encaminhando o termo de compromisso aos pais e responsáveis para que seja assinado. Nele, estão descritos todos os detalhes da vacinação, como o dia e o horário.

Incidência

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572

Nenhum comentário:

Postar um comentário