quinta-feira, 13 de março de 2014

Aprender a ler e escrever faz pintora sonhar alto com vida melhor para a família - em Vitória


Diego Alves
Vitória Alfabetizada
Pintora Solange de Oliveira resolveu conciliar a profissão com as aulas do Vitória Alfabetizada
Vitória Alfabetizada
Solange já aprendeu a ler e quer uma nova vida no futuro: "Tem que estudar para ter um futuro melhor na frente"
A pintora Solange de Oliveira começou a sua trajetória rumo a um futuro melhor para ela e seus quatro filhos ao ingressar no Projeto Vitória Alfabetizada. Prometendo muita dedicação nas aulas para conseguir um emprego melhor, ela revela que já sentiu diferença desde que começou a aprender a ler e escrever: "Eu aprendi a ler o que está escrito na placa do ônibus. Eu não sabia ler 'rodoviária'. Agora, se eu precisar ir para Serra, Vila Velha ou qualquer outro lugar, eu vou saber ir sem pedir ajuda", contou.
Ela demorou para começar a aprender a ler e escrever porque trabalhava muito. Foi criada pelos avós no interior e, quando não estava trabalhando em outras residências, estava ajudando na plantação de café. "Essa era a minha vida quando era pequena", disse.
Vida que mudou quando o primeiro filho nasceu e ela veio morar em Vitória. Hoje, são quatro, com idades entre 2 e 15 anos, e todos estão na escola. Ela faz questão de ressaltar que já matriculou todos os filhos na escola, pois sabe a importância do estudo para conseguir bons empregos e mais oportunidades. "Tem que estudar para ter um futuro melhor na frente. Desde quando uma pessoa que não sabe ler e escrever se torna um advogado? Um professor? Nunca. Tem que aprender", avaliou Solange.
Possibilidades para os filhos e para ela também. E muito além do que descobrir um novo mundo, aprender a ler e escrever deu para Solange uma nova vida. A mesma disposição que ela tem para trabalhar, tem também para estudar. "Hoje em dia eu tenho disposição, sim. Porque está sendo muito bom para mim enxergar todas aquelas letras e entender o que querem dizer".
Matéria relacionada

Vitória Alfabetizada

Lançado em julho de 2013, o projeto já conta com 307 alunos, que formam 17 turmas em 10 bairros de Vitória. O diferencial do programa está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo.
Em seguida, o participante poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade. Outro objetivo do Vitória Alfabetizada é proporcionar aos jovens e adultos a ampliação de seus conhecimentos do mundo, da cultura e de matemática, além de assegurar aos jovens e adultos a oportunidade de continuar os estudos por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário