segunda-feira, 2 de março de 2015

Instituto Terra e ArcelorMittal assinam parceria para proteger 4.750 nascentes do Rio Doce


Arcelor vai destinar R$ 6,8 milhões em insumos e Governo do ES complementará apoio beneficiando mil nascentes no lado capixaba da bacia
Uma parceria entre Instituto Terra e a ArcelorMittal Brasil, com a participação do Governo do Estado do Espírito Santo, vai ajudar na proteção de 4.750 nascentes de afluentes do Rio Doce, entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais a partir do Programa Olhos D’Água. A cooperação foi firmada na manhã desta segunda-feira, 2 de março, na sede do Palácio Anchieta, em Vitória (ES).
A empresa vai destinar quantia equivalente a R$ 6,8 milhões em insumos como grampos, arames e mourões, em quantidade suficiente para cercar 4.750 nascentes de afluentes do Rio Doce, beneficiando diretamente cerca de 2,5 mil proprietários rurais, conforme o termo de cooperação assinado pelo presidente da ArcelorMitall Brasil e do segmento de Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, e também peloCEO da ArcelorMittal Aços Longos América Central e do Sul, Jefferson De Paula.

A parceria, segundo destacou a presidente e fundadora do Instituto Terra, Lélia Wanick Salgado, se mostra relevante neste momento de crise de água, por servir como exemplo para a necessidade das empresas também se engajarem na busca de soluções. “Não existe solução rápida, mas é preciso agir. A falta de água não é falta de chuva. É falta de ter, lá atrás, uma visão de que os rios não tem que encher só com chuva, tem que segurar a água. E isso significa preservar as florestas ", afirmou.

“Estamos vivendo um momento dramático na sociedade. Precisamos de água e de ar para viver, e apenas com a ajuda das florestas podemos garantir isso”, reforçou o vice-presidente e fundador do Instituto Terra, Sebastião Salgado, destacando que a ONG ambiental detém tecnologia para recuperar a Mata Atlântica e produzir água.

Governo do ES - Do total de nascentes beneficiadas pela parceria com a Arcelor, 1.000 estão localizadas no lado capixaba do rio e vão receber do Governo do Espírito Santo apoio técnico e financeiro para complementar as ações previstas pelo Programa Olhos D’Água do Instituto Terra.

O Protocolo de Intenções foi assinado pelo Governador Paulo Hartung, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, e a presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sueli Passoni Tonini.

São ações que do lado capixaba da Bacia vão beneficiar cerca de 500 produtores, envolvendo: reflorestamento com espécies de Mata Atlântica no entorno dos olhos d’água; capacitação dos produtores rurais; realização do diagnóstico ambiental das propriedades rurais onde as nascentes estão localizadas - indicando o uso atual do solo e as necessidades de adequação para correto ingresso no Cadastro Ambiental Rural; além da instalação de fossas sépticas biodigestoras, para tratamento do esgoto doméstico, evitando a contaminação do lençol freático.

Todas essas atividades já estão previstas no programa realizado pelo Instituto Terra desde 2010 e que tem como meta proteger todas as nascentes desta importante bacia hidrográfica, estimadas em mais de 370 mil. O Programa Olhos D’Água já foi efeito pela ONU-Água como uma das 70 melhores práticas em execução no mundo hoje para revitalizar recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário