Oito escolas da rede municipal deram início às comemorações da Semana da Pátria com o Desfile Cívico Escolar em Cariacica Sede na tarde deste sábado. Além da garotada das Emefs e Cmeis, o evento contou com representantes da Ong Fé e Alegria e do grupo de escoteiros Loren Reno. O tema deste ano foram os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), sugestões de melhorias de vida e desenvolvimento sustentável feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prefeito Geraldo Luzia Junior seguido de seu secretariado. O secretário de Educação, Alberto Mollo, frisou a importância da união para alcançar as propostas da ONU. Ele lembrou que o poder público deve fazer sua parte tendo o apoio da população em geral. “Juntos, nós podemos mudar nossa rua, nossa comunidade, nossa cidade e nosso País”, enfatizou, citando os oito Objetivos.
O desfile foi acompanhado por uma plateia atenta, formada por pais e mães orgulhosos. Gente como o pedreiro Célio Almeida, 34 anos, morador de Santa Luzia. Animado com a participação do filho, ele acompanhou tudo com o celular na mão para garantir os registros. “É a primeira vez que meu filho desfila e estou gostando de vê-lo nessa atividade”, elogiou, eufórico.
Morador de Cariacica Sede, o agricultor Eduardo Silva, 45, prestigiou o evento com sua esposa, Cíntia Magalhães, 41, e o filho, Estevam, de quatro meses. “Acho legal, o defile é uma diversão para família mas não deixa de lembrar uma data importante que a comemoração da Independência do Brasil”, avaliou. Ele também aprovou o tema desenvolvido pelas escolas.
Apresentações
Quem abriu o desfile foi a Emef Olivino Rocha ao som da banda musical da Emef Valdeci Alves. Os pelotões levaram à avenida os oito ODMs que são: “Acabar com a fome e a miséria”, “Educação básica de qualidade para todos”, “Igualdade entre os sexos e valorização da mulher”, “Reduzir a mortalidade infantil”, “Melhorar a saúde das gestantes”, “Combate a Aids, a malária e outras doenças”, “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente” e “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.
Os alunos da Escola do Campo e Estação de Ciência retrataram as atividades que são desenvolvidas na unidade de ensino, e que estão relacionadas aos Objetivos do Milênio com acompanhamento do grupo musical da Emef Renascer. O colégio se destaca por suas atividades culturais e não esqueceu de mostrá-las na avenida. A plateia ficou conhecendo o sucesso do curta de animação “Amor Mascarado”, feito pela garotada e premiado em festival em São Paulo. Chamou atenção, também, a apresentação dos artistas do musical “O Pássaro de Fogo”, uma montagem feita pelos estudantes e que resgata a lenda que explica as origens do Moxuara, em Cariacica, e do Monte Mestre Álvaro, na Serra.
Já a Emef João Pedro da Silva expôs que o desenvolvimento com sustentabilidade é o caminho para a sobrevivência, ressaltando o ecoturismo, energias renováveis, reuso da água, alimentos orgânicos, reciclagem, coleta seletiva, tecnologias limpas, entre outros. A valorização dos estudantes foi a opção da Emef Maria Guilhermina de Castro. Com os dizeres “Nossos Estudantes, A Herança do Brasil” na faixa de abre-alas, a escola também lembrou a necessidade de se preservar as áreas verdes, a agricultura sustentável, o uso consciente da água e da utilização da fonte de energia renovável.
Quem assistiu nem desconfiava que a criançada se dedicou ao máximo. Foi o que revelou Izabela Martins, 13, estudante da Emef Maria Guilhermina de Castro e com a tarefa de levar o estandarte do colégio. “Sempre busco participar do desfile porque acho importante representar a escola. Mas para isso é necessário se preparar. Tivemos vários ensaios juntamente com a banda musical. Foi bem legal”, comemorou.
Momentos do Desfile Cívico Escolar em Cariacica Sede:
Nenhum comentário:
Postar um comentário